Entrevista Motivacional

cropped-banner_neliana_ilustracao_alt07.jpg

A Entrevista Motivacional se propõe a auxiliar na resolução de situações em que a pessoa se encontre ambivalente, com dúvidas. Alguns exemplos típicos: “Preciso parar de fumar, mas é difícil”; “Preciso fazer exercícios físicos, mas não tenho tempo”; “Mantenho o meu relacionamento ou me separo”; “Tenho que emagrecer, mas não consigo”, entre outros.

Essa abordagem envolve um espírito de colaboração, participação e autonomia tanto do cliente quanto do profissional, onde ambos vão construindo alternativas em que a motivação para a mudança é construída de forma natural e espontânea.

As principais características da Entrevista Motivacional são:

  • Entrevista breve, não confrontativa e semi-estruturada
  • De duração limitada, não confrontativa e estruturada em metas que o cliente identifica
  • Identifica e trabalha com a motivação do cliente
  • Abordagem centrada nas necessidades e experiência do cliente
  • Estimula a auto-eficácia do cliente a partir do momento em que ele consegue realizar as mudanças propostas
  • Gera um forte impulso para mudar hábitos e estilo de vida

A Entrevista Motivacional é uma evolução no campo dos tratamentos aplicados ao consumo de álcool, tabaco e drogas, pois até então vários tipos de tratamento pregavam que só poderiam ajudar o cliente se o mesmo desejasse. Para pessoas que resistem em mudar algum comportamento de risco, a Entrevista Motivacional almeja a reabilitação enquanto pessoa e não apenas a abstinência do consumo de álcool, tabaco e outras substâncias.

No entanto, vale ressaltar que essa abordagem pode ser utilizada para qualquer problema de saúde mental, dificuldades de relacionamento, desenvolvimento de comportamentos sadios como a prática de dietas saudáveis , adoção de práticas esportivas , educação e promoção de saúde, entre outros.