Dra. Neliana Buzi Figlie

III Encontro Brasileiro de AC e TCC. Com casal e família: relacionamentos amorosos. CEPES e AMAMOC, 23/05Q2015, São Paulo – SP.

Palestra: Filhos de Dependentes e sua exposição

filhos-blogConviver com um dependente químico é sempre um grande desafio. Crianças e adolescentes que estão expostos a essa realidade podem apresentar diversas vulnerabilidades emocionais, psiquiátricas, cognitivas e comportamentais. Esses fatores também afetam outros membros da família, o que gera interações negativas e modificações importantes nas relações.

Este desafio pode atuar desenvolvendo competências para lidar com situações estressantes e soluções de problemas, bem como desestruturar o crescimento saudável de uma criança e adolescente, podendo levar ao desenvolvimento do alcoolismo e de outros quadros psiquiátricos como depressão, ansiedade e transtorno de conduta.

Além disso, pode desencadear problemas físico-emocionais, como baixa autoestima, dificuldade de relacionamento, ferimentos acidentais, abuso físico e sexual. Neste cenário, ressalto a necessidade de ampliar os investimentos em programas de prevenção para diminuir o impacto da dependência química nas relações familiares e proporcionar à essas crianças e adolescentes um desenvolvimento biopsicossocial mais próximo do saudável.