Dra. Neliana Buzi Figlie

Projetos Preventivos

cuida-projetoCUIDA – CENTRO UTILITÁRIO DE INTERVENÇÃO E APOIO AOS FILHOS DE DEPENDENTES QUÍMICOS

Espaço comunitário, situado na região do Jardim Ângela, que oferece tratamento especializado a crianças e adolescentes que convivem diretamente com dependentes químicos.

No Brasil, este tipo de serviço inexiste uma vez que a maioria dos serviços aborda apenas familiares, que em grande parte são esposas ou maridos, pais e/ ou filhos adultos.

VISÃO:
Propiciar oportunidades para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, diminuindo os prejuízos e danos biopsicossociais causados em decorrência do convívio com dependentes químicos em seus lares.

MISSÃO:
Diminuir os fatores de risco que interferem no desenvolvimento biopsicossocial de crianças e jovens que convivem com a dependência química em seus lares. E aumentar os fatores de proteção, capacitando essas crianças e jovens para uma integração social e comunitária que lhes facilite a realização de seu potencial enquanto cidadão, com saúde e dignidade.

VOCAÇÃO:
Uma equipe multidisciplinar de profissionais que conta com a colaboração ativa de membros interessados da comunidade local, preocupados com as conseqüências vividas pelas crianças e jovens que convivem com a dependência química em seus lares.

HISTÓRICO:
• Este serviço assistiu 1109 crianças e adolescentes e familiares
• Atuação: Set/2001 à Agosto/2012
• Financiamentos: 09/2001 – 12/2003 por meio do Convênio com o CMDCA / Prefeitura do Município de São Paulo ; 2004: Financiamento pela Sociedade Santos Mártires; 15/09/2004 até 09/2011: Financiamento pela SMSaúde – Portaria Caps AD
• Apoios: UNIFESP, Assoc. Comercial de São Paulo, Pro-Vida, Maçonaria e voluntários

Este livro reúne a experiência de 7 anos de existência do serviço CUIDA (Centro Utilitário de Intervenção e Apoio aos Filhos de Dependentes de Álcool e outras Drogas) na assistência de crianças e adolescentes que convivem com dependência química na família.

Trata-se de um livro de distribuição gratuita. Para obter entre em contato com 11 3807-3327.

 

LogoINDEPENDÊNCIA

O Independência é um projeto de prevenção ao abuso de álcool, tabaco e drogas desenvolvidos e criado por profissionais da UNIAD especializados em Dependência Química (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina).

Foi especialmente criado para proporcionar aos professores, educadores, orientadores educacionais e profissionais de ensino em geral conhecimentos sobre prevenção do consumo de substâncias psicoativas, bem como recursos para o desenvolvimento de atividades preventivas com os jovens.

Tem como objetivos:

Prevenir e reduzir o consumo, abuso e dependência de substâncias psicoativas entre os jovens, diminuindo a violência nas escolas.

Oferecer aos professores e profissionais de educação informações básicas sobre prevenção do consumo de substâncias

Capacitar os profissionais de educação a agir preventivamente em relação aos seus alunos realizando com eles oficinas preventivas.

foliaFOLIA

No decorrer do trabalho do “Independência Educação”, foi percebida a necessidade de trabalhar de forma mais direta com os adolescentes. Com apoio e financiamento do Consulado Americano de São Paulo para treinamento, nos EUA (Teen Institute), foi introduzido o trabalho de Capacitação de Líderes de Atitude, de modo a fortalecer a proposta preventiva já iniciada com o “Independência Educação”. Foram realizados dois eventos do FOLIA® nos anos de 2002 e 2004, capacitando 65 líderes que transmitem a mensagem preventiva em suas comunidades locais.

O FOLIA trabalha a prevenção por meio da valorização de fatores de proteção, como: uso construtivo do tempo, compromisso com o aprendizado, valores internos positivos, sociabilidade, identidade positiva e prevenção ao consumo de álcool, tabaco e drogas. Os jovens recebem um treinamento de três dias, visando a fortalecer a sua auto-estima, a habilidade de comunicação, o resgate de valores, a qualidade de vida e a aquisição de informações sobre álcool, tabaco e drogas. Este programa em atuação conjunta com o “Independência Educação”, ganhou reconhecimento internacional, tendo sido premiado pela Mentor Foundation em meio a 146 outros projetos oriundos de mais de 40 países.

Objetivos:

Valorizar as habilidades naturais das lideranças jovens.

Formar lideranças jovens capazes de implementar ações preventivas nas escolas e na comunidade onde vivem.

Elaborar plano de ação com os jovens a ser implantado nas escolas de maneira a torná-las mais saudáveis e atrativas.

Mostrar para o jovem que é possível se divertir sem usar álcool, tabaco e outras drogas.

 

PREMIAÇÃO: MENTOR ACHIEVEMENT AWARD 2003

Concorreu com 146 programas internacionais e o Projeto Independência (Escolas e Jovem – FOLIA) foi classificado entre os 3 ganhadores.

Histórico:

• 52 entidades assistidas
• 375 profissionais capacitados
• Capacidade das escolas: 15.037 alunos de 5ª a 8ª séries.
• Atuação: set/2001 à dez/2002. A partir de 2003 – voluntário até dez/2005.
• Financiamento: FUNCAD
• Apoios: UNIFESP / UNIAD e Embaixada Americana

Atualmente este programa é aplicado na rede municipal de ensino na cidade de Joinville, desde 2006.

O Projeto Jovens de Atitude, desenvolvido pelo ICRH com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, prevê ações educativas focadas na prevenção ao uso de bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas e voltadas à valorização da vida, promoção da saúde e construção de valores pessoais com envolvimento comunitário.

O conteúdo do programa, realizado com jovens e adolescentes, tem como base um projeto do Uniad (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal de São Paulo), que por sua vez adaptou para a realidade brasileira o programa norte-americano do Teen Institute, aplicado em New Orleans. Essencialmente, desenvolve ações educativas dirigidas à prevenção do uso de bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas.

Os jovens de 6ª à 9ª séries conhecem e debatem questões ligadas à sexualidade, comunicação, valores, cidadania, qualidade de vida e mitos e verdades sobre álcool e drogas. A expectativa é que esse grupo dissemine, através da sua liderança e atitude, os conceitos de promoção da saúde e valorização da vida a todos os colegas.

Maiores informações: https://icrh.com.br/projetos/jovens-de-atitude/