Home » Blog » A arte de Ensinar Entrevista Motivacional I

A arte de Ensinar Entrevista Motivacional I

Conceitos-chave para se tornar um Entrevistador Motivacional eficaz são:

  • Aprender e Ensinar EM é complexo
  • Observe-se e avalie-se
  • Obtenha coaching e feedback
  • Observe outros treinadores de EM
  • Mantenha-se atualizado
  • Mantenha suas habilidades clínicas de EM afiadas (PARR)

EM é simples, mas não é fácil. Inicialmente, a EM parece básica, mas em sua essência é estratégica e sofisticada e, como tal, este estilo de comunicação requer mais do que um conjunto de slides para ensiná-la.

O treinador de EM responde à natureza complexa tanto da pessoa quanto dos alunos, integrando a orientação centrada no aluno e a orientação/direção do ensino com:

. Destreza

. Flexibilidade

. Presença

. Intuição

. Habilidade

. Estratégia

. Coração

Primeiro Passo

Assistir a gravações de vídeo de si mesmo oferece uma oportunidade única de treinamento em EM. Ao se observar, você estuda e aprende com suas fraquezas, permitindo que você se torne mais confiante.

Nem sempre é confortável. A câmera não mente! É importante gerenciar seu crítico interno (superego) e não se martirizar. Em vez disso, concentre-se em pontos fortes e áreas de crescimento potencial e melhoria.

Formalize observações de si mesmo usando uma ferramenta de codificação e avaliação do treinador.

MITA: Motivational Interviewing Trainer Assessment

Considere usar o MITA para registrar, analisar e avaliar todos os aspectos – ou partes específicas – de sua apresentação. Semelhante ao MITI (Motivational Interviewing Integridade do Tratamento), o MITA é dividido nas seguintes seções:

  • Classificações globais de princípios orientadores
  • Estilo de facilitação
  • Contagens de comportamento
  • Abordagens de aprendizagem multimodal

Referência:

The art of Teaching Motivational Interviewing – A Resource for MINT Trainers

(A 20-year Retrospective of Key Learnings)

Steven Malcolm Berg-Smith, MS, CWP

MINT member (Santa Fe, 1994)

Copyright © 2014 by Steven Malcolm Berg-Smith

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

dois + 15 =