Dra. Neliana Buzi Figlie

De vez em quando eu me deparo com um grupo que luta para ter uma noção funcional do conceito de “Espírito da Entrevista Motivacional”. Alguns acham um pouco “etéreo” e subjetivo, e sem saber nada sobre codificação, eles se perguntam em voz alta como os vários domínios do espírito poderiam ser medidos. Então, como um experimento, fiz uma tentativa de “traduzir” as várias facetas do espírito em termos mais tangíveis. Eu tentei transformá-los em “promessas” que um profissional poderia, hipoteticamente, oferecer a um cliente. Eu usei as premissas abaixo como um ponto de partida para a discussão, para ver se isso poderia trazer a altivez do “espírito” para o terreno da discussão do workshop (MINT Forun 2018). Funcionou bem até agora. A questão para discussão torna-se “se eu pudesse seguir com estas declarações em uma entrevista, eu poderia usar a fidelidade a tais promessas como uma maneira de evocar o Espirito da EM?” (Eu estou postando aqui como um “pensamento” – para quaisquer idéias que possam estimular ou apoiar).

EU PROMETO…

  1. Domínio: Parceria
  • Minha promessa para você: Eu prometo trabalhar com você, como seu ajudante – e não como seu “chefe”. Prometo lembrar que você é o especialista em você e em sua vida, e que não tentarei assumir esse papel em seu nome. Eu prometo que vou envolver você, a cada passo do caminho, no trabalho que fazemos juntos. Eu prometo lembrá-lo de vez em quando para me avisar se você me sentir que eu estou muito à frente de você, ou se parecer que estou te puxando, empurrando ou persuadindo você a fazer o que eu gostaria que você fizesse…
  1. Domínio: Aceitação (Valor Absoluto)
  • Minha promessa a você: Prometo aceitar você como um ser humano que é tão bom, digno e merecedor quanto eu, e tão admirável quanto qualquer outro ser humano que se esforça para melhorar as coisas. Eu prometo ver você como você é – e não como uma vítima de todas as coisas que podem ter levado você a este lugar. Eu prometo que vou te ver como você é – e não como alguém que você queira ser.
  1. Domínio: Aceitação: (Afirmações)
  • Minha promessa a você: Prometo dar atenção ao que é bom, corajoso e maravilhoso em você. Sempre que visualiza, vou destacar suas habilidades, os traços e os pontos fortes que você possui e que estão disponíveis para você enquanto trabalha para melhorar sua vida através de nossos encontros. Eu prometo que vou reforçar todas as características positivas que vejo em você, e vou encorajá-lo a fazer o mesmo, especialmente quando você ignorar algumas delas.
  1. Domínio: Aceitação (Empatia Precisa)
  • Minha Promessa para Você: Prometo trabalhar muito duro para entender seu ponto de vista, com precisão, antes de pedir que você considere o meu. Pedirei que você me corrija quando sentir que não estou certo, para que eu possa me juntar à maneira como você vê a vida – por trás de seus próprios olhos. Prometo lembrar que não estou no seu lugar e nunca estive. É por isso que prometo ficar curioso e aprender com você sobre qual foi sua experiência e quais esperanças e desejos chamam você para frente. Eu prometo que ouvir – e mais importante, ouvir o que você diz e significa, e quer, e precisa será uma prioridade na maneira como trabalharei com você.
  1. Domínio: Aceitação (Suporte à Autonomia)
  • Minha promessa a você: Prometo respeitar que você é soberano, de todas as formas. Eu estarei aqui para ajudá-lo a navegar. Vou ficar de olho no mapa e o outro focado no nosso ponto de partida. Ajudarei você a decidir para onde quer ir, e quais opções você tem e quais metas deseja atingir. Honrarei o fato de você estar no banco do motorista no trabalho que faremos juntos.
  1. Domínio Compaixão
  • Minha promessa a você: Prometo que vou me importar e ser guiado pelo que é melhor para você, mesmo quando é difícil para você fazer isso por si mesmo. Trabalharei para ganhar e merecer sua confiança, certificando-se de que suas necessidades estejam sempre no centro de todas as conversas que temos. Prometo investir e me preocupar em encontrar maneiras de obter um bom resultado – mesmo que isso signifique ajudar você a se conectar com outras pessoas que são mais adequadas para ajudá-lo do que eu.
  1. Domínio: Evocação
  • Minha promessa a você: Prometo que evocar suas opiniões, desejos, necessidades e habilidades em relação ao que estamos trabalhando será uma prioridade na maneira como trabalho com você. Prometo ouvir suas razões para tomar as decisões que você toma e não os planos que eu poderia fazer se estivéssemos falando de mim, em vez de você. Eu sei que meus sapatos são os únicos em que posso andar – e isso também vale para você. Eu prometo que pedir será uma prioridade na maneira como trabalho com você.

(Paul Burke)

Texto adaptado por Neliana Buzi Figlie