Dra. Neliana Buzi Figlie

Para  que a aprendizagem da EM ocorra, é preciso que o profissional tenha como alvo passar por 8 estágios, sendo eles:

  1. Trabalhar em parceria com o cliente, sempre partindo da premissa de reconhecimento que o cliente é o especialista em sua própria vida;
  2. Habilidade em oferecer um aconselhamento centrado no cliente, incluindo empatia precisa;
  3. Reconhecer os aspectos chave das falas do cliente norteadoras para a prática da EM;
  4. Eliciar e fortalecer as falas de mudança do cliente;
  5. Lidar com a resistência;
  6. Negociar um plano de ação;
  7. Consolidar o compromisso do cliente com a mudança;
  8. Ser flexível no uso da EM juntamente com outros estilos de intervenção.

 

Referencia:  Miller, W. R.; Yahne, C. E.; Moyers, T. B. et al. A randomized trial of methods to help clinicians learn motivational interviewing. J. Cons. Clin. Psych., v. 72, n. 6, p. 1050-1062, 2004.