Dra. Neliana Buzi Figlie

Após trabalhar a escala de disposição, o profissional tem um terreno fértil para trabalhar a importância e a confiança para a realização da mudança de comportamento.

Aqui segue algumas sugestões:

  • O que você não gosta sobre…
  • “As piores coisas sobre…são…  
  • PREOCUPAÇÕES
  • PROBLEMAS

PARA UMA BOA PRÁTICA: 

Usar reflexões simples

Perguntas abertas para ajudar o cliente a se expressar

O que te faz se dar essa nota ?

Questões úteis para explorar importância:

  • O que teria que acontecer para isso se tornar muito mais importante para você?
  • O que teria que acontecer para você considerar seriamente a possibilidade de mudar?
  • Por que você se deu um escore tão alto em importância?
  • O que precisaria acontecer para seu escore em importância subir de x para y.
  • O que faz com que o escore não suba  de x para y?
  • Quais são as coisas que você gosta e você não gosta a respeito do seu…

(comportamento a ser modificado)

  • Quais são as preocupações que você tem sobre o seu … (comportamento a ser modificado)?
  • Aonde isso te leva agora? (quando você quer perguntar sobre mudança de uma forma neutra)

Questões úteis para construir confiança:

  • O que poderia fazer para se sentir mais confiante para realizar essas mudanças?
  • Por que você se deu um escore tão alto de confiança?
  • Por que você deu um escore tão baixo de confiança?
  • O que precisa acontecer para seu escore de confiança subir de x para y?
  • Como eu posso te ajudar a ser bem sucedido (a)?
  • Tem alguma coisa que você julgue útil das tentativas anteriores?
  • O que você aprendeu com as coisas que deram errado na última vez que você tentou?
  • Você conhece alguma coisa que tenha ajudado outras pessoas?
  • Quais são as práticas que você terá que fazer para atingir a sua meta? Algumas delas são mais fáceis de serem atingidas ? Se sim iniciar por estas.
  • Oferecer no mínimo 2  MENUS de estratégias

Desfecho:

Com a avaliação da importância e confiança, é necessário decidir para onde ir em qual destas dimensões focar – centrar esforços.

Como você se sente no momento sobre…?

Atenção para a Auto – eficácia:  relação direta com  confiança e  auto – estima

O objetivo no trabalho de construção de confiança é que o paciente saia da consulta dizendo ou pensando: ¨Sim, eu posso conseguir…¨