Dra. Neliana Buzi Figlie

Objetivo: O presente estudo revisa sistematicamente as evidências de um modelo causal sugerido por Miller e Rose para explicar a eficácia da Entrevista Motivacional (EM).

Método: pesquisas bibliográficas foram conduzidas para identificar estudos que utilizaram a EM em um formato individual para tratar várias áreas problemáticas.

Resultados: Trinta e sete estudos preencheram os critérios de inclusão. Os resultados sugerem que, quando os médicos utilizam comportamentos consistentes com EM os clientes têm maior probabilidade de expressar uma linguagem a favor da mudança. Além disso, essa linguagem do cliente foi consistentemente relacionada ao resultado positivo do cliente em todos os estudos.

Conclusões: Embora os resultados apoiem algumas partes do modelo de Miller e Rollnick, pesquisas adicionais são necessárias para confirmar as descobertas em diversas populações. Compreender os mecanismos da eficácia do EM pode maximizar a implementação do EM, contribuindo potencialmente para melhores resultados para o cliente.

Referência: Mia Romano, Lorna Peters. Understanding the process of motivational interviewing: A review of the relational and technical hypotheses. Psychotherapy (Chic). 2013 Sep;50(3):273-8. doi: 10.1037/a0032409