Dra. Neliana Buzi Figlie

O secretário Jean Madeira premiou os profissionais que dedicam parte de suas vidas prevenindo os jovens das drogas :“Premiação – Embaixadores do Esporte e da Prevenção”. A cerimônia ocorreu no dia 26/06/2015 na Câmara Municipal de São Paulo, localizado no Viaduto Jacareí, nº 100 – Centro de São Paulo. Dezenas de profissionais foram homenageados e receberam o Diploma e Medalha: “Embaixadores do Esporte e da Prevenção às Drogas” .

premioO que não poderia deixar de compartilhar é que a minha percepção da realidade Brasil, no que tange ao uso e abuso de substâncias, é altamente curativa. Felizmente , hoje temos mais locais e acesso a tratamento do que tínhamos a 10-15 anos atrás, onde no passado os religiosos e os grupos de auto ajuda clamavam por uma atenção da saúde. No entanto, se observarmos iniciativas de prevenção, notaremos que elas são extremamente tímidas, pontuais e duram por um pequeno período de tempo , a exceção do PROERD, que muitas vezes é criticado, mas ressalto que é umas das poucas iniciativas com CONTINUIDADE em nosso país.

A cerimonia de ontem, também foi marcada por essa realidade: muitos dos projetos e iniciativas premiadas eram voltados para o tratamento. Tal fato não tira o brilho, mérito e honrarias merecidas, pois mais uma vez ressalto: ESSA E A REALIDADE BRASILEIRA. Faço votos de que possamos em pouco um futuro próximo, termos em mente iniciativas preventivas efetivas e continuas, pois só assim estaremos trabalhando na prevenção , saúde, segurança e inserção social dos nossos jovens com dignidade e cidadania.

Torço para que as próximas premiações envolvam iniciativas preventivas na área de álcool, drogas e tabaco em politicas públicas, escolas, filhos de dependentes químicos, violência e maus tratos, valorização da educação – educador, esporte, lazer e arte. Mais que torcer, minha intenção é de agir, mas não mais em uma batalha quixotesca.