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Entrevista Motivacional e o efeito de pessoas significativas na mudança

Este estudo avaliou o impacto de comportamentos significativos de outros – terceiros (SO) e do terapeuta como preditores na fala de mudança no cliente em sessões de entrevista motivacional (EM).


Os participantes de um serviço de emergência receberam uma única sessão de EM que incluiu a participação do SO (N = 157). As sessões foram codificadas usando sistemas de codificação da EM. As sessões foram subdivididas em 10 decis iguais para facilitar as análises sequenciais. A modelagem multinível foi usada para examinar as relações entre as seguintes variáveis: comportamentos consistentes e inconsistentes com EM do terapeuta; fala de mudança do cliente e fala de sustentação; e SO apoia a Mudança e SO contra a Mudança.


Nos resultados, os comportamentos consistentes e inconsistentes com EM do terapeuta falharam em prever a conversa de mudança do cliente ou sustentar a conversa no nível decil. Medidas globais do espírito e aceitação da EM por parte do terapeuta foram associadas a níveis mais baixos de falas de permanência pelo cliente (p = 0,002 ep < 0,001, respectivamente). Níveis mais altos de mudança de suporte de SO eram mais propensos a serem seguidos por níveis mais altos de falas de mudança no cliente (p < 0,001) e níveis mais baixos de falas de sustentação no cliente (p < 0,001). Os SOs que se envolveram em comportamentos que desencorajaram o paciente a beber nos 6 meses anteriores à intervenção apresentaram níveis mais altos de Apoio Mudança (p = 0,02). Quando analisado conjuntamente, o comportamento do terapeuta foi significativamente associado à fala de mudança no cliente, mas os tamanhos dos efeitos foram bastante modestos.


O comportamento de SO dentro da sessão impacta as verbalizações do cliente sobre mudanças no uso de álcool. Os resultados levantam questões sobre o papel do comportamento do terapeuta quando um SO está presente.
Referência:

TiTimothy R Apodaca Molly MagillRichard LongabaughKristina M JacksonPeter M Monti. Effect of a significant other on client change talk in motivational interviewing. J Consult Clin Psychol, 2013 Feb;81(1):35-46. doi: 10.1037/a0030881. 

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