Dra. Neliana Buzi Figlie

“ENTREVISTA MOTIVACIONAL NO TRATAMENTO DE PROBLEMAS PSICOLÓGICOS”
Idioma: Português Edição Impressa no Brasil Ano 2011
Esta obra atualizada reúne especialistas que apresentam novas aplicações da Entrevista Motivacional (EM) no contexto da saúde mental. Prático e acessível, baseado em teoria e pesquisas, o livro fornece estratégias eficazes para ajudar os clientes a resolverem a ambivalência e mobilizar sua disposição, seu compromisso e suas fontes pessoais para mudanças de comportamento.
Seguindo uma visão geral introdutória, os capítulos se focam em problemas clínicos específicos e contextos frequentemente encontrados. Os colaboradores discutem como podem usar a EM como tratamento para ansiedade, depressão, transtornos de estresse pós-traumático, transtornos alimentares, jogo patológico, esquizofrenia e comorbidades psiquiátricas. Abordam também um modelo para reduzir a recaída no sistema prisional. Cada capítulo, rigorosamente elaborado, descreve o transtorno ou a população em discussão, demonstra como os componentes da EM foram integrados com abordagens terapêuticas padronizadas, ilustra a prática da intervenção e revisa as evidências científicas disponíveis. Casos clínicos e transcrições de sessões demonstram como um clínico experiente pode responder ao cliente em determinada situação, bem como também oferecem insights para o processo de tomadas de decisão clínica e resolução de problemas. Por último, o capítulo final identifica tendências futuras para pesquisa e prática da EM.
Este livro inovador e prático é referência obrigatória para profissionais de saúde mental, incluindo psicólogos clínicos, psiquiatras, assistentes sociais, especialistas em drogas e enfermeiros psiquiátricos. Servirá como texto suplementar inestimável para estudantes e estagiários de psicoterapia.