Home » Blog » Entrevista Motivacional X Modelo transteó­rico

Entrevista Motivacional X Modelo transteó­rico

Entrevista motivacional não é ba­sea­da no modelo transteó­rico: entrevista motivacional e o modelo transteó­rico (MTT, também conhecido como transtheoretical model, TTM) nasceram juntos no início dos anos de 1980.

O MTT e os Estágios de Mudança revolucionaram o tratamento da dependência química fornecendo subsídios práticos para que os profissionais facilitassem o processo de mudança do comportamento aditivo em seus clientes. Os estágios de mudança oferecem aos profissionais um caminho lógico e estruturado de como os profissionais na prática clínica da EM podem facilitar o processo de mudança. Nesse referencial, além dos estágios de mudança existem os mecanismos e os processos cognitivos e comportamentais.

A Entrevista Motivacional (EM) não é ba­sea­da no modelo transteórico (MTT). A Entrevista Motivacional (EM) não procura explicar como se dá a mudança do comportamento. O MTT fornece um modelo conceitual da maneira como a mudança ocorre e a EM é um método de comunicação entre profissional e cliente utilizado para aumentar a motivação para a mudança.