Dra. Neliana Buzi Figlie

 

  • Fala de Mudança

A Entrevista Motivacional difere do aconselhamento em seu direcionamento. O cerne do direcionamento é suscitar a fala de mudança. Isto significa que a EM tem uma ideia clara do foco, que é o tema da conversa.

Dentro da EM existem estrategias para moderar as falas de sustentação e permanência; e táticas para estimular e consolidar a fala de mudança.

 

  • Reconhecendo a fala de mudança

O cliente expressa as desvantagens do status quo, as vantagens da mudança, otimismo para mudar ou intenção de mudar. Há cinco tipos principais de fala de mudança, resumidos no acrônimo DARN-CAT: Desejo, Habilidade, Razão, Necessidade, Compromisso, Ativação, Tomada de Passos.

  • Identificar e Reforçar a fala de mudança

Peça por elaboração e exemplos: O que? Por quê? Como? Fale-me sobre isso. Siga a sua curiosidade.

Reforce o discurso de mudança – Exemplos: Esta parece ser uma boa ideia!;  Percebo que pensou muito sobre isso.