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Foco – Segundo processo fundamental na Entrevista Motivacional.

A construção do foco está no desenvolvimento e manutenção da direção específica da conversa para a mudança. O cliente durante o atendimento pode estar muitas vezes envolto em uma série de acontecimentos e sua tendência pode ser a de se concentrar nos sintomas ou nos fatos mais recentes que o levaram até ali, subvalorizando ou até mesmo desconhecendo o fator “causa”. Cabe ao profissional se preocupar em manter o foco durante o atendimento, para que a conversa não se perca no meio do caminho. Manter o foco na conversa ajuda na elaboração e no resgate do sentido, bem como possibilita a construção de uma direção para a mudança.
Alguns itens para que o profissional avalie se está conseguindo focar com o cliente:
 Quais são as metas para a mudança que esta pessoa realmente tem?
 Eu tenho diferentes aspirações de mudança para essa pessoa?
 Estamos trabalhando em conjunto com um objetivo comum?
 Há fluência na direção dos nossos discursos ou eles estão se movendo para direções diferentes?
 Eu tenho uma noção clara de para onde estamos indo?
 O movimento da nossa conversa está parecendo uma luta ou uma dança?