Dra. Neliana Buzi Figlie

Na III edição do Prêmio Liga da Prevenção – 2021 10/12/2021 18:30h ALESP – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, gostaria de parabenizar os organizadores pela ilustre iniciativa e apresentar dois livros sobre o tema de prevenção ao uso de substancias psicoativas.

Prevenção ao uso de álcool e drogas. O que cada um de nós pode e deve fazer?

Autores: Alessandra Diehl,  Neliana Buzi Figlie e colaboradores.

Editora:  Artmed

Um guia para pais, professores e profissionais que buscam um desenvolvimento saudável para crianças e adolescentes.

Prevenir o uso indevido de álcool e drogas constitui ação de inquestionável relevância nos mais diversos contextos sociais, em função da complexidade da questão e dos prejuízos associados ao abuso e à dependência a essas substâncias psicoativas. O assunto é abordado no livro Prevenção ao uso de álcool e drogas: o que cada um de nós pode e deve fazer?

A obra preenche a lacuna existente na literatura nacional acerca do assunto. O objetivo da psiquiatra Alessandra Diehl e da psicóloga Neliana Buzi Figlie é informar os profissionais da saúde, da educação, da mídia, da justiça e do trabalho, familiares e líderes comunitários, entre outros, sobre como fazer a prevenção ao uso/consumo de álcool, tabaco e outras drogas, bem como suas respectivas consequências nas esferas biopsicossociais, de forma clara e objetiva.

Entre os assuntos abordados no livro estão: os fundamentos que envolvem uma intervenção preventiva; a aplicabilidade da prevenção nos ambientes escolar, comunitário, do trabalho e na justiça e como planejar um projeto de prevenção; a prática preventiva e suas interfaces com outras conexões importantes relacionadas à prevenção, tais como resiliência, bullying e violência; o desafio das dependências não químicas; a importância dos limites e da mídia; a relação entre a sexualidade e o uso de drogas na promoção da prevenção; a importância da família nesse processo e a prevenção por meio de boas práticas nacionais e internacionais.

Se você tem interesse em adquiri-lo, basta acessar o site https://loja.grupoa.com.br/prevencao-ao-uso-de-alcool-e-drogas-p992122

Família e Dependência Química: Uma Experiência de Prevenção com Crianças e Adolescentes no Jardim Ângela

Autores: Neliana Buzi Figlie, Elizabete Milagres, Jaime Crowe e colaboradores.

Editora: Roca

Este livro procura trazer informações sobre crianças e adolescentes que acabam sendo a vítima indireta do consumo de álcool e outras drogas, mas que sofre diretamente as conseqüências deste envolvimento, uma vez que não tiveram o livre arbítrio para dizer “sim” ou “não” frente às conseqüências geradas pela dependência química na família. Temos histórias felizes e muito tristes para compartilhar, mas o mais importante é pensar que temos algo a fazer no âmbito da saúde, cujo custo benefício é surpreendente, não só no sentido das vidas que são literalmente salvas, mas como diminuição de morbidade e mortalidade, bem como diminuição da violência física, doméstica e psicológica.

Nossa intenção é dividir com os interessados a experiência de 7 anos de existência do serviço CUIDA (Centro Utilitário de Intervenção e Apoio aos Filhos de Dependentes de Álcool e outras Drogas).

O livro é dividido em 9 capítulos, sendo que os quatro iniciais fornecem um panorama geral do público alvo e a estrutura de funcionamento do CUIDA. Os capítulos restantes retratam em detalhes a proposta de trabalho desenvolvida. Por fim, contamos com uma seção com todos os anexos do serviço, que fornecem uma ideia clara da rotina administrativa, bem como algumas entrevistas com alguns dos assistidos no CUIDA.

Este livro é de distribuição gratuita. Se você tem interesse em adquiri-lo, favor entrar em contato pelo email [email protected] para realizar a retirada. Atenção! Não conseguimos postar pelo correio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − cinco =