Dra. Neliana Buzi Figlie

arte do livro MOTIVACIONAL INTERVIEWING PREPARING PEOPLE FOR CHANGE

 

“MOTIVACIONAL INTERVIEWING: PREPARING PEOPLE TO CHANGE
ADDICTIVE BEHAVIOR”
Wiliam R. Miller, Stephen Rollnick
Idioma: Inglês 1rd Edition, Ano 1991
“ENTREVISTA MOTIVACIONAL: PREPARANDO AS PESSOAS PARA A
MUDANÇA DE COMPORTAMENTOS ADICTIVOS”
Idioma: Português 1a Edição, Impressa no Brasil Ano 2001
Este livro mostra a primeira apresentação da Entrevista Motivacional (EM) pelos psicólogos Wiliam R. Miller e Stephen Rollnick, na década de 1980.

Trata-se do livro que deu origem à EM e, por essa razão, é um livro histórico, além de ser o livro que temos traduzido para o português e disponível no mercado brasileiro. O método foi desenvolvido a partir da experiência de William Miller com pacientes alcoolistas e, portanto, o livro é direcionado para problemas relacionados ao álcool e drogas.
A partir de estudos crescentes, os autores têm revisado constantemente o modelo que fundamenta a EM e, portanto, sua estrutura teórica atual é bem diferente do apresentado nesta primeira edição. Hoje, também, esta abordagem tem sido utilizada em diferentes contextos clínicos, não se restringindo apenas a comportamentos adictivos.
Baseado em inúmeras pesquisas realizadas, os autores têm constantemente refinado este método e melhor definido as habilidades necessárias para aplicação eficaz desta abordagem. Para clarificar as evoluções conceituais da EM, de acordo com as publicações das novas edições de seu livro de referência teórica, destacamos:
– Na primeira edição os autores falavam de 5 princípios da EM: Expressar a empatia; Desenvolver a discrepância; Evitar a argumentação; Acompanhar a resistência e promover a Auto-Eficácia.

– Na segunda, o principio Evitar a argumentação e Acompanhar a resistência dão lugar a Fluir com a resistência.

– Já na terceira edição os princípios dão lugar ao Espírito da Entrevista Motivacional que envolve Parceria; Aceitação; Compaixão e Evocação.