Dra. Neliana Buzi Figlie

 

O espírito da Entrevista Motivacional é a sua essência. São quatro os aspectos fundamentais: parceria, aceitação, compaixão e evocação.

  1. Parceria: A EM é uma parceria onde as experiências do cliente, sua perspectiva e opiniões são respeitadas. O entrevistador oferece um ambiente propício para a mudança ao invés de ser coercitivo.
  2. Aceitação: O entrevistador reconhece o direito do cliente à autodeterminação e facilita uma escolha informada. Isto inclui um desinteresse (não indiferença),  mas sim neutralidade na escolha / resultado para o cliente.
  3. Compaixão: O entrevistador atua com benevolência na promoção do bem-estar do cliente, dando prioridade às necessidades do mesmo. A compaixão pode ser compreendida como um meio de tentar fazer o profissional se aproximar mais verdadeiramente da pessoa e não do problema dela. Uma vez que o profissional consegue ter acesso à unicidade de cada um, torna-se possível uma melhor compreensão das complexidades in­di­vi­duais que dificultam as mudanças de comportamento. É um ato de aproximar-se para verdadeiramente ajudar.
  4. Evocação: A mudança é um processo que ocorre naturalmente; a maioria das pessoas fazem mudanças em suas vidas sem ajuda profissional. A EM presume que os recursos e a motivação para a mudança encontram-se no cliente e daí a necessidade do profissional evoca-los de modo a facilitar o processo de mudança no cliente. Evocar quer dizer lembrar, recordar.

A abordagem geral é de serena e respeitosa curiosidade em relação à forma como o cliente chegou ao estado em que se encontra. Isso geralmente implica uma atenção especial aos valores do cliente para que possam ser apoiados a se reaproximarem desses valores. A motivação para a mudança emerge disso: não é algo que o entrevistador “bombeia”, como a gasolina em um carro. Uma boa metáfora é funcionar como um GPS para o cliente até a mudança.