Dra. Neliana Buzi Figlie

 

 

Afirmar é como segurar um espelho para o cliente se olhar (Stephen Rollnick – Mint Forun 2019).

Afirmar ou reforçar neste contexto significa fazer uma declaração que destaque as forças, habilidades, boas intenções ou esforços da pessoa. Importante salientar que a ausência do pronome “eu” possibilita a percepção de aceitação e de abstenção de qualquer tipo de julgamento.

A proposta é ter como base a essência positiva da pessoa, seus valores pessoais e/ou as falas de mudança.

Segue algumas dicas uteis para os profissionais:

  • Demonstre apoio e compreensão mediante circunstâncias de vida do cliente;
  • Apreciar os esforços do cliente mediante dificuldades;
  • Reconhecer e agradecer as mudanças realizadas – tanto as grandes, como as pequenas mudanças;
  • Reforçar positivamente os esforços, focando mais nos sucessos do que nas falhas;
  • As afirmações devem acompanhar sua comunicação verbal e não verbal;
  • Não realize afirmações que possam parecer falsas ou que são baseadas em falas sem evidencias de realidade.

Alguns exemplos:

Ser uma pessoa honesta é algo importante para você!

Você tem feito progressos desde a nossa última sessão.

Você tem se esforçado para mudar sua prática de atividade física.