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Planejamento – Último processo fundamental da Entrevista Motivacional

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O planejamento está na construção do movimento de “quando” e “como” mudar. Tomando-se como base os estágios de prontidão para a mudança, há um momento em que o cliente diminui os seus questionamentos e começa a se preparar para uma tomada de atitude. Neste momento, o planejamento é fundamental, uma vez que desenvolve a formulação de um plano de ação específico, podendo encorajar o cliente a aumentar seu compromisso com a mudança. A construção do planejamento não deve ser prescrito e sim, evocado do cliente; da mesma forma, não deve ser pontual e deve ser sempre revisto. Quando há ensaios rumo ao movimento para a mudança, o planejamento torna o cliente mais seguro, uma vez que promove sentimentos de auto-eficácia pautados na sua autonomia e nas suas tomadas de decisões.
O profissional deve ficar atento aos seguintes itens para executar um bom planejamento com o cliente:
 Qual seria o próximo passo razoável para a mudança?
 O que ajuda esta pessoa a se mover para frente?
 Estou atento que o plano deve ser evocado, e não prescrito?
 Estou oferecendo a informação necessária ou sugerindo?
 Estou conseguindo conter minha curiosidade quanto àquilo que seria melhor para esta pessoa?

 

One thought on “Planejamento – Último processo fundamental da Entrevista Motivacional

  1. As pesquisas atuais demonstram evidencias positivas quando a Entrevista Motivacional utilizada no in cio do tratamento; al m disso, pode-se perceber que seus efeitos surgem rapidamente, mas tendem a diminuir ap s 12 meses, sendo este ltimo aspecto uma das raz es de sucessivas modifica es nesta abordagem. A Entrevista Motivacional trabalhada atualmente enquanto uma abordagem que, por meio de testes e adapta es com rigor cient fico, visa estabilizar a ambival ncia e agregar uma vis o humanista e construtivista nas modifica es de comportamentos de risco.

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