Dra. Neliana Buzi Figlie

O modelo Risco-Necessidade-Responsividade (RNR) fornece uma abordagem empiricamente validada para reduzir riscos e redução de reincidências. Por meio de estudos ao longo do tempo, os dois primeiros princípios de Risco e Necessidade foram bem desenvolvidos e expandidos. O terceiro princípio fundamental da Responsividade tem sido esquecido e ficou para trás, embora atue com o envolvimento do ofensor e motivação.
A boa notícia para o tratamento correcional é que o foco no princípio de responsividade tem aumentado e se expandido. Compreender o valor do envolvimento e da motivação do infrator gerou uma expansão da responsividade. Numerosos estudos têm evidenciado que as reduções na reincidência vêm da combinação de controle e aliança para estabelecer uma abordagem sintética ou híbrida, com a participação da equipe de supervisão que recebe o nome de “dupla relação.”
Este artigo irá apontar as recomendações dos autores do modelo RNR para com o uso da Entrevista Motivacional (EM) em ambientes correcionais. A EM atesta uma capacidade de aumentar a prontidão do infrator para mudança, oferecendo métodos de prática direta no estabelecimento de ¨dupla relação¨. A abordagem da EM evoca  o princípio de responsividade, que levou  a denominação de um “ajuste natural” para correções da comunidade. Neste artigo, os vários benefícios que a EM oferece ao processo de reabilitação são detalhados.
 
 
Referência: Michael D. Clark. EMPOWERING RISK REDUCTION: INCREASING RESPONSIVITY WITH MOTIVATIONAL INTERVIEWING. Advancing Corrections Journal: Edition #10-2020. www.icpa.org
 
 
Confira o Artigo na integra !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =