Dra. Neliana Buzi Figlie

 

 

Tratamento do Tabagismo:  “5 R’s”

 

Para pessoas que  não preparadas para parar de fumar : Vamos tentar agora com os “5 R’s”?

O profissional pode motivar os clientes a considerar uma tentativa de parar com os “5 Rs”: relevância, riscos, recompensas, roadblocks (bloqueios na estrada) e repetição

  • RELEVÂNCIA: Incentivar o cliente a indicar por que parar de fumar é pessoalmente relevante.
  • RISCOS: Solicitar ao cliente para identificar o potencial consequências negativas do uso do tabaco.
  • RECOMPENSAS: Solicitar ao cliente para identificar o potencial benefícios em parar de fumar
  • ROADBLOCKS: Solicitar ao paciente para identificar barreiras ou impedimentos para desistir.
  • REPETIÇÃO: A intervenção motivacional deve ser repetida a cada vez que um cliente mostra falta de motivação na interação com um profissional. Para aqueles que falharam em

tentativas anteriores, deve ser dito que a maioria das pessoas fazem repetidas tentativas antes que sejam bem sucedidas.

 

 

Referência:

Treating Tobacco Use and Dependence • PHS Clinical Practice Guideline