Dra. Neliana Buzi Figlie

 

 

Um estudo sobre a viabilidade do Treinamento de mães adolescentes como entrevistadoras motivacionais

Carolina Yahne; Stephanie Jackson; Kristine Tollestrup

 

Quando as mães adolescentes não se formam no ensino médio, elas e seus filhos apresentam um risco aumentado de resultados negativos durante a vida inteira. Eles enfrentam grandes problemas econômicos e de saúde, dificuldades muitas vezes repetidas através das gerações. Para lidar com essa crescente preocupação nacional que afeta particularmente as mães adolescentes hispânicas, este estudo investigou um grupo de jovens mentores não profissionais treinados em EM  para fornecer apoio individual a mães adolescentes. Inicialmente esses jovens nunca foram formalmente avaliados para a competência em EM. O estudo testou se mães adolescentes que tiveram o sucesso obtido na graduação poderiam usar efetivamente a AE em conversas com seus colegas que ainda não haviam concluído o ensino médio.

Os seis mentores foram capazes de atingir competência básica em EM. Algumas de suas habilidades demonstradas foram além da competência para a proficiência em EM medida pela codificação MITI. Eles também expressaram seu entusiasmo pela experiência. Eles participaram plenamente dos protocolos do estudo e também mantiveram o espírito da EM

durante todo o estudo. Estes resultados estão sendo usados ​​para projetar uma estratégia de treinamento para os multiplicadores que podem ser usados ​​em escolas e clínicas no Novo México.

A pergunta principal do estudo foi: “Será que essas jovens mães, que conseguiram se formar no ensino médio, usam EM de forma competente para apoiar outras mães adolescentes a continuarem sua educação? A resposta neste estudo de viabilidade foi positiva.

 

Referência:

Yahne, C; Jackson, S.; Tollestrup, K. Training Teen Mothers as Motivational Interviewers- A Feasibility Study. Motivational Interviewing: Training, Research, Implementation, Practice www.mitrip.org.  ISSN 2160-584X (online) Vol. 1 No. 3 (2014) DOI 10.5195/mitrip.2014.40