Após trabalhar a escala de disposição, o profissional tem um terreno fértil para trabalhar a importância e a confiança para a realização da mudança de comportamento.
Aqui segue algumas sugestões:
- O que você não gosta sobre…
- “As piores coisas sobre…são…
- PREOCUPAÇÕES
- PROBLEMAS
PARA UMA BOA PRÁTICA:
Usar reflexões simples
Perguntas abertas para ajudar o cliente a se expressar
O que te faz se dar essa nota ?
Questões úteis para explorar importância:
- O que teria que acontecer para isso se tornar muito mais importante para você?
- O que teria que acontecer para você considerar seriamente a possibilidade de mudar?
- Por que você se deu um escore tão alto em importância?
- O que precisaria acontecer para seu escore em importância subir de x para y.
- O que faz com que o escore não suba de x para y?
- Quais são as coisas que você gosta e você não gosta a respeito do seu…
(comportamento a ser modificado)
- Quais são as preocupações que você tem sobre o seu … (comportamento a ser modificado)?
- Aonde isso te leva agora? (quando você quer perguntar sobre mudança de uma forma neutra)
Questões úteis para construir confiança:
- O que poderia fazer para se sentir mais confiante para realizar essas mudanças?
- Por que você se deu um escore tão alto de confiança?
- Por que você deu um escore tão baixo de confiança?
- O que precisa acontecer para seu escore de confiança subir de x para y?
- Como eu posso te ajudar a ser bem sucedido (a)?
- Tem alguma coisa que você julgue útil das tentativas anteriores?
- O que você aprendeu com as coisas que deram errado na última vez que você tentou?
- Você conhece alguma coisa que tenha ajudado outras pessoas?
- Quais são as práticas que você terá que fazer para atingir a sua meta? Algumas delas são mais fáceis de serem atingidas ? Se sim iniciar por estas.
- Oferecer no mínimo 2 MENUS de estratégias
Desfecho:
Com a avaliação da importância e confiança, é necessário decidir para onde ir em qual destas dimensões focar – centrar esforços.
Como você se sente no momento sobre…?
Atenção para a Auto – eficácia: relação direta com confiança e auto – estima
O objetivo no trabalho de construção de confiança é que o paciente saia da consulta dizendo ou pensando: ¨Sim, eu posso conseguir…¨