Meta-análise do Modelo Causal da Entrevista Motivacional
As habilidades de Entrevista Motivacional implementadas pelo profissional estarão relacionadas a fala do cliente em relação à mudança comportamental e essa fala irá prever o resultado do desfecho no tratamento proposto. Este estudo de meta-análise é o primeiro que se propõe avaliar o modelo causal da EM.
Uma revisão sistemática da literatura, usando critérios de inclusão rigorosos, identificou 16 citações descrevendo 12 estudos primários. Os métodos de revisão calcularam o coeficiente de correlação ponderado de variância inversa do profissional para o cliente e do cliente para desfecho em vários comportamentos (uso de álcool ou drogas ilícitas e outros comportamentos viciantes).
As habilidades consistentes em EM por parte do profissional foram correlacionadas com as falas de mudança do cliente e a mudança comportamental (ou seja, conversa de mudança; r = 0,26, p < 0,0001), mas não menos que a fala de permanência do cliente contra a mudança de comportamento (fala de permanência ou de sustentação; r = 0,10, p = 0,09). Habilidades inconsistentes com EM foram associadas a menores taxas de falas de mudança (r = 0,17, p = 0,001), bem como mais falas de permanência ou sustentação (r = 0,07, p = 0,009). Nestes estudos, a fala de mudança do cliente não foi associada ao resultado do seguimento (r = 0,06, p = 0,41), mas a fala de sustentação foi associada ao pior resultado no desfecho (r = 0,24, p = 0,001). Além disso, estudos que examinaram a linguagem composta do cliente (por exemplo, uma média de declarações negativas e positivas) mostraram uma relação geral positiva com a mudança de comportamento do cliente (r = 0,12, p = 0,006; k = 6).
Esta meta-análise fornece um teste inicial e suporte parcial para um modelo causal que comprova a eficácia da EM. São fornecidas recomendações para profissionais de EM, supervisores clínicos e pesquisadores.
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