Dra. Neliana Buzi Figlie

MODELO, MODELO, MODELO: Viver Entrevista Motivacional!

A modelagem pode não ser a melhor maneira de ensinar; pode ser a única maneira de ensinar.”

Albert Schweitzer

Orientar a Aprendizagem é um Processo .

Modelar a EM é essencial para ensinar de forma eficaz, em contraste com a demonstração da EM.

A EM não é episódica. Você não liga e desliga a modelagem. A modelagem em EM está acontecendo constantemente, em todos os pontos durante o processo de aprendizagem, desde o momento em que você entra no espaço de aprendizagem,

pausas e interações informais com os alunos, com os clientes até o momento da partida. Neste contexto, o profissional é o modelo.

É uma alegria para o treinador quando um participante tem um momento “aha” e diz: “Ah, entendi! Você está usando entrevista motivacional conosco.” A Sabedoria está na sala de aula.

Aqui estão algumas maneiras de incorporar os princípios de EM em todo o seu treinamento:

  • Use a estratégia Evocar- Prover-Evocar  para evocar a própria sabedoria e insights do  outro, objetivos, compromissos e motivações.
  • Priorizar engajamento e relacionamento.
  • Suspender a função de autoridade didática-prescritiva. Opte por divulgar.
  • Oferecer informações em estilo de palestra ou aula, sempre evocando a participação ativa .
  • Usar o PARR como principal veículo de comunicação e facilitação. Em particular, pratique escuta reflexiva durante todo o tempo.
  • Esteja sintonizado para mudar a conversa. Evocar e reforçar seletivamente a motivação sempre deve ser prioridade.

Exemplo: Evocar- Prover – Evocar

Evocar

Depois de observar um profissional em uma atividade, fazer a pergunta aberta:

O que você faria diferente se pudesse fazer essa entrevista novamente?

Prover

Depois de ouvir, eu pediria permissão para compartilhar alguns comentários construtivos.

Evocar

Posso então concluir fazendo outra pergunta aberta:

Quais são seus principais aprendizados com nossa conversa?

Referência:

The art of Teaching Motivational Interviewing – A Resource for MINT Trainers

(A 20-year Retrospective of Key Learnings)

Steven Malcolm Berg-Smith, MS, CWP

MINT member (Santa Fe, 1994)

Copyright © 2014 by Steven Malcolm Berg-Smith

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − três =

WhatsApp