A avaliação do processo é uma parte essencial da concepção e avaliação de intervenções complexas. O estudo de intervenção sobre vitamina D e estilo de vida (DALI) está testando diferentes estratégias para prevenir o desenvolvimento de
diabetes mellitus em mulheres grávidas obesas europeias com índice de massa corporal ≥29 kg/m2.
A intervenção inclui orientação sobre atividade física e/ou alimentação saudável por um coach de estilo de vida treinado em Entrevista Motivacional (EM).
O objetivo deste estudo foi avaliar os elementos do processo: alcance, dose entregue, fidelidade e satisfação e investigar se esses elementos do processo estavam associados a mudanças no ganho de peso gestacional (GWG) em 144 participantes. Semanalmente relatórios de recrutamento, notas de reuniões, diários de treinadores e questionários de avaliação (n = 110) foram coletados e avaliados.
A fidelidade de oito (de doze) praticantes de coaching de estilo de vida foi avaliada através da análise de sessões de aconselhamento gravado em áudio usando a escala MI treatment integrity scale. Além disso, associações entre elementos do processo e GWG foram avaliados com análises de regressão linear.
Resultados: Um total de 20% da população possível de estudo (alcance) foi incluído nesta análise. Em média 4,0 (das 5 pretendidas) foram realizadas sessões presenciais. A fidelidade média da EM quase atingiu o limite de ‘opinião de especialista’
para as pontuações globais, mas estava abaixo da “proficiência inicial” para as contagens comportamentais. Alta variabilidade na qualidade de EM entre os profissionais foi identificada. Os participantes ficaram muito satisfeitos com a intervenção, o coach de estilo de vida e os materiais de intervenção. Não foram encontradas associações significativas entre elementos de processo e GWG.
Conclusão: No geral, a intervenção foi bem recebida pela população do estudo, mas não cumpriu com todos os princípios da EM. Garantir a gravação de áudio das sessões de estilo de vida ao longo do estudo facilitaria fornecimento de feedback individualizado para melhorar as habilidades de EM. Um tamanho de amostra maior é necessário para confirmar a falta de associação entre elementos dos processos e GWG.
Referência:
Jelsma et al. Is a motivational interviewing based lifestyle intervention for obese pregnant women across Europe implemented as planned? Process evaluation of the
DALI study. BMC Pregnancy and Childbirth (2017) 17:293. DOI 10.1186/s12884-017-1471-9.