MOSTRE QUE VOCÊ SE IMPORTA:
Incorporar um estilo interpessoal que seja amigável, empático, compassivo e positivo e que
reflete que você se importa genuinamente com aqueles a quem serve.
SEJA REAL:
O profissional de EM que deixa a posição de especialista e autoritário e fala no
idioma do cliente, é sincero, genuíno, pé no chão – um ser humano real; que fala a
verdade, sendo honesto, por exemplo, sobre suas próprias aspirações de mudança. É aquele que estabelece uma parceria colaborativa com os clientes.
Da mesma forma, o instrutor de EM genuíno, realista e de fala simples tem mais probabilidade de ter um aprendizado grupal que está engajado e participando plenamente.
Autenticidade é essencial para o engajamento
RESPEITO:
Honre a humanidade de cada pessoa.
Honre a capacidade de mudança em cada pessoa.
Honre a autonomia, autodeterminação e a liberdade de cada pessoa para fazer suas próprias escolhas.
EMPATIA: As pessoas são mais propensas a fazer mudanças se se sentirem compreendidas.
COLABORAÇÃO ATIVA: O profissional de EM reconhece que os clientes são especialistas em si mesmos e ativamente faz parceria com eles para evocar seus próprios pontos fortes, recursos e motivações para mudança.
OUÇA: A escuta reflexiva é a habilidade de comunicação essencial que permite ao praticante ser REAL, com respeito, empatia e colaboração ativa.
Referência:
The art of Teaching Motivational Interviewing – A Resource for MINT Trainers
(A 20-year Retrospective of Key Learnings)
Steven Malcolm Berg-Smith, MS, CWP
MINT member (Santa Fe, 1994)
Copyright © 2014 by Steven Malcolm Berg-Smith