Dra. Neliana Buzi Figlie

MOSTRE QUE VOCÊ SE IMPORTA:

Incorporar um estilo interpessoal que seja amigável, empático, compassivo e positivo e que

reflete que você se importa genuinamente com aqueles a quem serve.

SEJA REAL:

O profissional de EM que deixa a posição de especialista e autoritário e fala no

idioma do cliente,  é sincero, genuíno, pé no chão – um ser humano real; que fala a

verdade, sendo honesto, por exemplo, sobre suas próprias aspirações de mudança. É  aquele que estabelece uma parceria colaborativa com os clientes.

Da mesma forma, o instrutor de EM genuíno, realista e de fala simples tem mais probabilidade de ter um aprendizado grupal que está engajado e participando plenamente.

Autenticidade é essencial para o engajamento

RESPEITO:

Honre a humanidade de cada pessoa.

Honre a capacidade de mudança em cada pessoa.

Honre a autonomia, autodeterminação e a liberdade de cada pessoa para fazer  suas próprias escolhas.

EMPATIA:  As pessoas são mais propensas a fazer mudanças se se sentirem compreendidas.

COLABORAÇÃO ATIVA:  O profissional de EM reconhece que os clientes são especialistas em si mesmos e ativamente faz parceria com eles para evocar seus próprios pontos fortes, recursos e motivações para mudança.

OUÇA:  A escuta reflexiva é a habilidade de comunicação essencial que permite ao praticante ser REAL, com respeito, empatia e colaboração ativa.

Referência:

The art of Teaching Motivational Interviewing – A Resource for MINT Trainers

(A 20-year Retrospective of Key Learnings)

Steven Malcolm Berg-Smith, MS, CWP

MINT member (Santa Fe, 1994)

Copyright © 2014 by Steven Malcolm Berg-Smith

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