Dra. Neliana Buzi Figlie

Objetivo: Entender a validade de conteúdo da Entrevista Motivacional (EM) como um conceito e a ênfase relativa de aspectos específicos da EM por meio da avaliação da adesão.

Método: Foram utilizadas as diretrizes do PRISMA para revisões de escopo. Foram identificadas 28 medidas de adesão. Destas, 407 códigos específicos de adesão a EM foram extraídos e submetidos à análise de conteúdo.

Resultados: Emergiram 15 temas de EM, 13 focados em comportamentos clínicos e 2 em respostas do cliente. Quatro temas (OARS, Espirito EM, evocação da motivação e comportamentos inconsistentes com EM) representaram 72% de todos os códigos. Nenhum outro tema (por exemplo, prevenir/responder à resistência, envolver a ambivalência) representou mais de 6% dos códigos. Uma medida avaliou 11 de 15 temas; em média, foram avaliados 5,68 temas com média de 14,54 questões por medida. São descritas as características processuais e psicométricas das medidas.

Conclusões/Implicações práticas:  As medidas de adesão a EM concordam com a importância de certos aspectos da EM, mas ficam atrás da pesquisa atual e das melhores práticas de habilidades. Existe uma variação considerável na avaliação de nuances da EM e comportamentos específicos, sugerindo questões sobre o que constitui a pratica da EM e o que deve ser ensinado. É importante ressaltar que a maioria das medidas neste estudo se concentrou apenas no comportamento do profissional, ignorando o impacto da Em  no cliente.

Referência:

Lundahl, B., Droubay, B.A., Burke, B.L., Butters, R.P., Nelford, K., Hardy, C.J., Keovongsa, K., & Bowles, M.L. (2019). Motivational interviewing adherence tools: A scoping review investigating content validity. Patient education and counseling.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − dois =

WhatsApp