Pensando na ideia de uma leitura proveitosa para familiares (pais, esposos ou esposas, filhos e até avós) que convivem com alguém com problemas relacionados ao uso de substâncias, eu e Neide Zanelatto, tentamos mostrar alternativas, saídas, formas diferentes de olhar o problema, de modo que as soluções, sejam evidenciadas e que possam, dentro das possibilidades de cada um, escolher aquela que melhor se aplica ao momento e a situação.
Esta obra foi dividida em capítulos, direcionados para cada tema específico, objetivando sistematizar e facilitar a leitura acerca do sentimento que une familiares e usuários: AMOR.
Inicialmente são discutidos os conceitos gerais sobre o Transtorno por Uso de Substâncias, como pode ser explicado, e seu desenvolvimento, abordando mitos e verdades sobre o assunto.
Na sequência, ter atenção no momento presente porque muitas vezes trazemos o peso do passado ou o medo do futuro e não enxergamos o aqui agora, que é precioso para que as mudanças aconteçam.
Depois, o foco concentra-se em como se auto motivar e motivar o seu familiar dependente para a mudança, visando um estilo de vida saudável, ou seja, o que pode ser feito em situações como esta e quais compromissos podem ser assumidos.
Um capítulo contempla aspectos relativos às crenças e pensamentos que produzem armadilhas nas relações familiares. Como se manter a salvo e pensar de forma funcional ao evitar armadilhas que comprometem as relações, estabelecer metas para a mudança de comportamento e como alcançá-las, bem como aproveitar as janelas de oportunidades para o engajamento do seu familiar quando ele não quer ajuda.
O papel da família na recuperação e na prevenção do uso de substâncias e uma sessão com depoimentos de familiares finalizam o livro.
Nosso objetivo é oferecer esperança e apoio dentro do universo tortuoso do uso de álcool e outras drogas da parte de alguém que você ama demais e por vezes, até coloca em questionamento se ama mesmo ou o que é o amor… Sem julgamentos, apenas com acolhimento e apoio.
Referência:
Figlie, NB; Neide A. Zanelatto. Nos limites do Amor (2023) 1ª edição. Belo Horizonte: Ed. Artesã.