Dra. Neliana Buzi Figlie

Perguntas úteis. Durante ou após uma consulta, considere suas respostas às perguntas que se seguem.

Na verdade, se você tiver acesso a uma gravação de áudio em uma consulta sua com um paciente, você poderá refletir sobre seu envolvimento como um todo ou localizar momentos em que as coisas não estavam bem e o que  você poderia ter feito melhor  para propicias o engajamento com conexão .

• “Até que ponto esta pessoa se sente confortável em falar comigo?”

• “Até que ponto estou sendo solidário e prestativo?”

• “Estou compreendo a perspectiva e as preocupações desta pessoa?”

• “Até que ponto me sinto confortável nesta conversa?”

• “Isso parece uma parceria colaborativa?”

2. Use uma escala de engajamento. O que acontecerá se você discutir abertamente o envolvimento dos  pacientes e perguntar-lhes o que poderia ajudar a melhorar sua conexão – adesão?

Você pode usar uma escala ou régua para avaliar: Como você avalia o seu envolvimento com seu tratamento?

Lembre-se : O envolvimento de qualidade é cura.

  • “Qual número captura melhor como você está se sentindo com seu tratamento?”
  • “Quão útil é esta discussão?”

Com isso  você está trabalhando diretamente para melhorar a adesão porque o seu paciente pode lhe dizer o que será realmente útil e efetivo.

Esta escala de envolvimento também pode ser usada de forma mais discreta como um guia que você mantém em mente enquanto fala com alguém.

Estar ciente da qualidade da sua conexão pode ajudá-lo a fazer os ajustes necessários à medida que avança na intervenção. Quanto menor a pontuação, mais você precisa ser modesto e trabalhar para ouvir melhor o que a pessoa diz, bem como seus pontos de vista e experiências.

Outra maneira de usar esta escala  é ao ouvir a gravação de uma sessão,  sozinho ou com um pequeno grupo de colegas confiáveis.

  • Que número você daria ao nível de engajamento em diferentes momentos da consulta?
  • Qual é a melhor coisa você fez para melhorar o engajamento?
  • Você foi comedido ao  fazer perguntas? Fez perguntas evocativas?
  • Você ofereceu uma reflexão realmente boa?

3. Pratique a contenção:  Quão fácil será para você não fazer nada mas envolver-se ativamente  no início de uma consulta? Nossa experiência mostra que isso requer prática.

Considere as seguintes etapas para melhorar seu engajamento profissional:

  • Se segure antes de passar para o diagnóstico e tratamento
  • Evite o hábito de apimentar o paciente com perguntas fechadas.
  • Antes do paciente entrar, respire fundo algumas vezes e diga para si mesmo algo como :“Espere, fique para trás, deixe que o paciente conte sua história.”
  • Um colega nos disse que sempre ela quer se envolver com um paciente, ela se imagina sentada com as mãos na boca por alguns minutos (um sinal privado para se conter e não fazer perguntas fechadas).
  • Imagine colocar um óculos diferente daquele que você usa e concentre-se nos pontos fortes e na pessoa como um todo, não em sua patologia ou fatores de risco.
  • Agora faça uma pergunta aberta e use suas habilidades para entender as preocupações do paciente por um curto período de tempo. Sem investigação  ou perguntas que podem  desviar-se da história do paciente.
  • Lembre-se do valor de um resumo ao se desapegar de controle enquanto o paciente fala. Eventualmente, você pode usar um resumo para recuperar o controle e mover a conversa em outra direção.

4. Considere usar:  “O que é importante para você?” como pergunta inicial. Colegas de todo o mundo exploraram e versões desenvolvidas desta questão em um sistema de envolvimento e planejamento de tratamento que transformou o cuidado em muitos ambientes (Zulman et al., 2020). A lógica aqui é que a partir do início de uma reunião, você pergunta e responde às prioridades mais importantes do paciente.

Referência:

Rollnick, S., Miller, W. R., & Butler, C. C. (2022). Motivational interviewing in health care: Helping patients change behavior. NY: Guilford Press, 2nd edition.

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