Dra. Neliana Buzi Figlie

Pessoas com Transtorno de Acumulação (DH) é uma preocupação em saúde pública uma vez que as pessoas são frequentemente ambivalentes quanto ao tratamento. Além disso, os familiares das pessoas com DH relatam elevados níveis de sofrimento e muitas vezes tentam intervir sem sucesso.

O presente estudo relata resultados de um estudo piloto de um treinamento Família como Motivadora (FAM) projetado exclusivamente para capacitar os familiares a lidar com a ambivalência no tratamento de um ente querido.

Nove familiares de um ente querido com DH iniciaram 14 sessões de Treinamento FAM e foram medidos no pré, durante e pós-treinamento em uma bateria abrangente de resultados. Os resultados sugeriram que os familiares melhoraram no uso de determinadas estratégias de enfrentamento e na aplicação da Entrevista Motivacional. Eles também exibiram maior esperança, relataram  impacto negativo reduzido da DH na família, avaliaram uma redução na acomodação familiar frente aos comportamentos de DH e exibiram aumento no conhecimento da DH e em entrevista motivacional. De acordo com os participantes que concluíram o programa, o Treinamento FAM foi classificado como altamente aceitável. Embora seja apenas um estudo preliminar, o atual estudo piloto sugere que a Formação FAM é bem aceito pelos  participantes e mostrou-se promissora para melhorar a vida dos familiares que convivem com portadores de  DH.

Referência:

Chasson, G. S., Carpenter, A., Ewing, J., Gibby, B., & Lee, N. (2014). Empowering families to help a loved one with hoarding disorder: Pilot study of family-as-motivators training. Behaviour Research and Therapy63, 9-16.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 2 =

WhatsApp