Dra. Neliana Buzi Figlie

  • Afaste-se da abordagem:  Encontre e  conserte!
  • Utilize a abordagem: Podemos conversar sobre  por que e como?

A essência de fazer bem a EM é:  “Eu ouvi você e gostaria de oferecer-lhe alguma ajuda”.

¨Aqui é onde você pode ir. Como você vê o caminho a seguir?”

Defender a autonomia do cliente é uma poderosa chave para a  mudança e não requer mais tempo do que uma abordagem diretiva.

Para usar a EM breve  é necessário um senso aguçado do potencial do paciente e uma mente clara.

Grande parte da habilidade vem da consciência do que não dizer, do que deixar de fora.

Com essa mentalidade, é possível fazer muito,  em pouco tempo.

  • Uma conversa de 10-15 minutos ou mais que oferece um breve conselho sobre os benefícios da mudança costuma ser chamado de ” intervenção breve.”
  • Às vezes é precedida por uma triagem, e é mais comumente focado em tópicos como tabagismo, uso de álcool, diabetes, hipertensão arterial e outros comportamentos de estilo de vida. Utilizar uma base de comunicação compassiva garantirá que plantar uma semente pode ser alcançada sem conflitos indevidos.
  • Ao usar EM como uma intervenção breve, sua mentalidade é focada na mudança, em como fazer uma caminhada, convidando o paciente para
    o caminho da mudança, ambos com curiosidade sobre os por quês e como profissional e paciente  podem fazer isso. Por fim, oferecer informações e conselhos conforme a necessidade.

APENAS 1 OU 2 MINUTOS

  • A EM oferece  um caminho para espalhar a semente
    Em um cenário de possível de discórdia e desconforto, a EM permite que o profissional transmita uma mensagem que faz melhor uso do precioso tempo em uma consulta.
  • Além da vontade de ser autêntico e compassivo e de oferecer esperança, o profissional faz reflexões que  evocam algumas falas de mudança.
  • Isso não vai acontecer sempre.
  • Algumas pessoas são mais defensivas.

No entanto, usar uma base de comunicação compassiva garantirá que o plantio de uma semente seja alcançado sem conflitos indevidos.

Referência:

Rollnick, S., Miller, W. R., & Butler, C. C. (2022). Motivational interviewing in health care: Helping patients change behavior. NY: Guilford Press, 2nd edition.

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