Dra. Neliana Buzi Figlie

Este livro é um guia abrangente para profissionais de saúde que trabalham com uso e dependência de drogas psicoativas que querem aprender os detalhes da neuropsicologia dos transtornos por uso de substâncias. Ele apresenta os fundamentos básicos da neuropsicologia, incluindo uma visão geral histórica de estudos e pesquisas, bases teóricas e conceituais e aplicações práticas para a área de uso e dependência de drogas psicoativas. Ele também inclui uma introdução abrangente à história, modelos teóricos, critérios diagnósticos e epidemiologia dos transtornos por uso de substâncias.

Com foco especial na prática e no conhecimento aplicado, o volume apresenta os principais métodos de avaliação neuropsicológica dos transtornos por uso de substâncias e analisa as intervenções neuropsicológicas e psicoterapêuticas mais importantes para tratar transtornos por uso de substâncias. Além disso, seções inteiras do livro são dedicadas a explicar os impactos do uso de substâncias nas funções cognitivas e executivas e a relação entre uso de substâncias e transtornos mentais na adolescência. Finalmente, o livro também inclui breves introduções à neurobiologia dos transtornos por uso de substâncias e às metodologias de pesquisa para estudar a neurociência do uso de substâncias psicoativas.

Neuropsicologia e Transtornos por Uso de Substâncias: Avaliação e Tratamento será um recurso inestimável para profissionais de saúde e assistência de diferentes áreas, como psicologia clínica, psiquiatria, enfermagem e assistência social, que estejam buscando uma introdução amigável à neuropsicologia dos transtornos por uso de substâncias. Também será uma ferramenta útil para estudantes de graduação e pós-graduação em psicologia interessados ​​em se especializar neste campo de conhecimento e prática.

Na obra, Neliana Figlie, Claudia Memoria e Janaina Turisco escreveram o capítulo Interfaces da Neuropsicologia, Entrevista Motivacional e Mindfulness no Tratamento por Uso de Substâncias.

Este capítulo examina a integração da neuropsicologia, entrevista motivacional e atenção plena no tratamento de transtornos por uso de substâncias. A neuropsicologia contribui identificando deficiências cognitivas ligadas ao uso de substâncias e orientando intervenções para melhorar as funções cognitivas essenciais para a recuperação. A entrevista motivacional aumenta a motivação intrínseca e facilita o estabelecimento de metas colaborativas, essenciais para a mudança de comportamento sustentada em diferentes estágios do uso de substâncias. A atenção plena complementa essas abordagens promovendo o controle da atenção, a regulação emocional e a resiliência, melhorando assim os resultados gerais do tratamento. Juntas, essas abordagens integradas oferecem estratégias promissoras para abordar os desafios complexos dos transtornos por uso de substâncias de forma eficaz.

Referências:

Neuropsicologia e dependência de drogas: neurobiologia, cognição e comportamento. Organizadores Richard A. Reichert, Denise De Micheli. – São Paulo: Universidade

Federal de São Paulo, 2025.

Memória, C.M., Caverni, J.L.T., Figlie, N.B. (2025). The Interfaces of Neuropsychology, Motivational Interviewing and Mindfulness in the Treatment of Substance Use Disorders. In: Reichert, R.A., Andrade, A.L.M., De Micheli, D. (eds) Neuropsychology and Substance Use Disorders. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-82614-6_32

Acesse: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-82614-6_32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 5 =

WhatsApp