Conceitos-chave para se tornar um Entrevistador Motivacional eficaz são:
- Aprender e Ensinar EM é complexo
- Observe-se e avalie-se
- Obtenha coaching e feedback
- Observe outros treinadores de EM
- Mantenha-se atualizado
- Mantenha suas habilidades clínicas de EM afiadas (PARR)
EM é simples, mas não é fácil. Inicialmente, a EM parece básica, mas em sua essência é estratégica e sofisticada e, como tal, este estilo de comunicação requer mais do que um conjunto de slides para ensiná-la.
O treinador de EM responde à natureza complexa tanto da pessoa quanto dos alunos, integrando a orientação centrada no aluno e a orientação/direção do ensino com:
. Destreza
. Flexibilidade
. Presença
. Intuição
. Habilidade
. Estratégia
. Coração
Primeiro Passo
Assistir a gravações de vídeo de si mesmo oferece uma oportunidade única de treinamento em EM. Ao se observar, você estuda e aprende com suas fraquezas, permitindo que você se torne mais confiante.
Nem sempre é confortável. A câmera não mente! É importante gerenciar seu crítico interno (superego) e não se martirizar. Em vez disso, concentre-se em pontos fortes e áreas de crescimento potencial e melhoria.
Formalize observações de si mesmo usando uma ferramenta de codificação e avaliação do treinador.
MITA: Motivational Interviewing Trainer Assessment
Considere usar o MITA para registrar, analisar e avaliar todos os aspectos – ou partes específicas – de sua apresentação. Semelhante ao MITI (Motivational Interviewing Integridade do Tratamento), o MITA é dividido nas seguintes seções:
- Classificações globais de princípios orientadores
- Estilo de facilitação
- Contagens de comportamento
- Abordagens de aprendizagem multimodal
Referência:
The art of Teaching Motivational Interviewing – A Resource for MINT Trainers
(A 20-year Retrospective of Key Learnings)
Steven Malcolm Berg-Smith, MS, CWP
MINT member (Santa Fe, 1994)
Copyright © 2014 by Steven Malcolm Berg-Smith