MODELO, MODELO, MODELO: Viver Entrevista Motivacional!
“A modelagem pode não ser a melhor maneira de ensinar; pode ser a única maneira de ensinar.”
Albert Schweitzer
Orientar a Aprendizagem é um Processo .
Modelar a EM é essencial para ensinar de forma eficaz, em contraste com a demonstração da EM.
A EM não é episódica. Você não liga e desliga a modelagem. A modelagem em EM está acontecendo constantemente, em todos os pontos durante o processo de aprendizagem, desde o momento em que você entra no espaço de aprendizagem,
pausas e interações informais com os alunos, com os clientes até o momento da partida. Neste contexto, o profissional é o modelo.
É uma alegria para o treinador quando um participante tem um momento “aha” e diz: “Ah, entendi! Você está usando entrevista motivacional conosco.” A Sabedoria está na sala de aula.
Aqui estão algumas maneiras de incorporar os princípios de EM em todo o seu treinamento:
- Use a estratégia Evocar- Prover-Evocar para evocar a própria sabedoria e insights do outro, objetivos, compromissos e motivações.
- Priorizar engajamento e relacionamento.
- Suspender a função de autoridade didática-prescritiva. Opte por divulgar.
- Oferecer informações em estilo de palestra ou aula, sempre evocando a participação ativa .
- Usar o PARR como principal veículo de comunicação e facilitação. Em particular, pratique escuta reflexiva durante todo o tempo.
- Esteja sintonizado para mudar a conversa. Evocar e reforçar seletivamente a motivação sempre deve ser prioridade.
Exemplo: Evocar- Prover – Evocar
Evocar
Depois de observar um profissional em uma atividade, fazer a pergunta aberta:
O que você faria diferente se pudesse fazer essa entrevista novamente?
Prover
Depois de ouvir, eu pediria permissão para compartilhar alguns comentários construtivos.
Evocar
Posso então concluir fazendo outra pergunta aberta:
Quais são seus principais aprendizados com nossa conversa?
Referência:
The art of Teaching Motivational Interviewing – A Resource for MINT Trainers
(A 20-year Retrospective of Key Learnings)
Steven Malcolm Berg-Smith, MS, CWP
MINT member (Santa Fe, 1994)
Copyright © 2014 by Steven Malcolm Berg-Smith