Dra. Neliana Buzi Figlie

“Mindfulness é prestar atenção de uma forma particular: de propósito, no momento presente, sem julgamento”.

Jon Kabat-Zinn

Nos últimos anos, o “Mindfulness” emergiu como uma ferramenta poderosa baseada em evidências para melhorar a saúde psicológica e para abordar uma ampla gama de distúrbios clínicos.

Rollnick, na terceira edição de Entrevista Motivacional, discute como Mindfulness, ou uma “mente organizada”,  prepara o terreno para o estado interior exigido em EM, que é um estado “emocionalmente consciente, atencioso e responsivo.”

Comece o treinamento em estado de atenção plena!

É útil iniciar o processo de trazer atenção plena para o ambiente de aprendizagem antes do início do treinamento. Reserve um tempo para acalmar seu mundo interior.

  • Tente sentar-se, caminhar ou andar meditativamente.
  • Considere definir intenções pessoais para o processo de aprendizagem (Keep It Simple).
  • Conecte-se internamente com seu estilo interpessoal e o espírito de EM que você deseja incorporar.
  • Mindfulness beneficia o treinador

Para o treinador, com uma orientação de Mindfulness:

  • Promove uma sensação de estar fundamentado, centrado e inteiro na relação
  • Aumenta o foco, a presença e a autoconfiança
  • Expande a visão periférica
  • Abre uma capacidade maior de lidar com o inesperado
  • Aumenta a criatividade, resultando em um repertório expandido de respostas às necessidades dos alunos
  • Aumenta a capacidade de maior espontaneidade e improvisação
  • Permite que a essência da EM  apareça de forma mais natural e autêntica

Para os alunos, praticar a atenção plena aumentará seu foco e concentração, autoconsciência, autoaceitação e autocompaixão.

Integrar a atenção plena ao fluxo da experiência de aprendizado desde os primeiros minutosde um workshop e periodicamente depois disso, em transições importantes, por exemplo, imediatamente antes e/ou após uma atividade prática. Integre momentos conscientes através de meios como:

  • Sentado em silêncio
  • Respiração profunda
  • Meditação
  • Relaxamento muscular progressivo
  • Alongamento suave
  • Caminhada focada

Os alunos de EM apreciam o treinador que é sincero, claro, que alinha palavras com ações e conta a verdade. Demonstrar transparência torna você, o treinador, responsável. Além disso, quando os alunos conhecem a estrutura desde o início, sentem-se mais seguros e no controle do processo de aprendizado.

Referência:

The art of Teaching Motivational Interviewing – A Resource for MINT Trainers

(A 20-year Retrospective of Key Learnings)

Steven Malcolm Berg-Smith, MS, CWP

MINT member (Santa Fe, 1994)

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