“Mindfulness é prestar atenção de uma forma particular: de propósito, no momento presente, sem julgamento”.
Jon Kabat-Zinn
Nos últimos anos, o “Mindfulness” emergiu como uma ferramenta poderosa baseada em evidências para melhorar a saúde psicológica e para abordar uma ampla gama de distúrbios clínicos.
Rollnick, na terceira edição de Entrevista Motivacional, discute como Mindfulness, ou uma “mente organizada”, prepara o terreno para o estado interior exigido em EM, que é um estado “emocionalmente consciente, atencioso e responsivo.”
Comece o treinamento em estado de atenção plena!
É útil iniciar o processo de trazer atenção plena para o ambiente de aprendizagem antes do início do treinamento. Reserve um tempo para acalmar seu mundo interior.
- Tente sentar-se, caminhar ou andar meditativamente.
- Considere definir intenções pessoais para o processo de aprendizagem (Keep It Simple).
- Conecte-se internamente com seu estilo interpessoal e o espírito de EM que você deseja incorporar.
- Mindfulness beneficia o treinador
Para o treinador, com uma orientação de Mindfulness:
- Promove uma sensação de estar fundamentado, centrado e inteiro na relação
- Aumenta o foco, a presença e a autoconfiança
- Expande a visão periférica
- Abre uma capacidade maior de lidar com o inesperado
- Aumenta a criatividade, resultando em um repertório expandido de respostas às necessidades dos alunos
- Aumenta a capacidade de maior espontaneidade e improvisação
- Permite que a essência da EM apareça de forma mais natural e autêntica
Para os alunos, praticar a atenção plena aumentará seu foco e concentração, autoconsciência, autoaceitação e autocompaixão.
Integrar a atenção plena ao fluxo da experiência de aprendizado desde os primeiros minutosde um workshop e periodicamente depois disso, em transições importantes, por exemplo, imediatamente antes e/ou após uma atividade prática. Integre momentos conscientes através de meios como:
- Sentado em silêncio
- Respiração profunda
- Meditação
- Relaxamento muscular progressivo
- Alongamento suave
- Caminhada focada
Os alunos de EM apreciam o treinador que é sincero, claro, que alinha palavras com ações e conta a verdade. Demonstrar transparência torna você, o treinador, responsável. Além disso, quando os alunos conhecem a estrutura desde o início, sentem-se mais seguros e no controle do processo de aprendizado.
Referência:
The art of Teaching Motivational Interviewing – A Resource for MINT Trainers
(A 20-year Retrospective of Key Learnings)
Steven Malcolm Berg-Smith, MS, CWP
MINT member (Santa Fe, 1994)