ENSINE A MÚSICA, ENSINE O CORAÇÃO
“O que vem do coração, vai para o coração.”
Samuel Taylor Coleridge
Modelar EM não apenas ajuda a estabelecer sua credibilidade como treinador, mas também ressalta a essência da entrevista motivacional, que é que é uma maneira de ser nos relacionamentos.
Em meus primeiros anos de treinamento, presumi que o espírito subjacente e o estilo interpessoal da EM naturalmente viria à tona no contexto de pratica e aprendizado. Mas muitas vezes eu encontrava alunos pós-treinamento que tinham uma compreensão conceitual de EM e puderam demonstrar adequadamente algumas das habilidades e estratégias, mas que foram desconectadas do coração e da alma de EM, ou, como dizem Bill e Steve, “as palavras, sem a música”.
Evocar – Prover -Evocar, balança decisória, escalas, definição de agenda, escuta reflexiva, perguntas evocativas – temos nossas muitas estratégias, mas a EM é definida, em última análise, pelo espírito do praticante, e isso inclui o treinador. Ensinar o espírito de EM requer incorporar uma atitude centrada na pessoa, maneira, postura, tom e presença. Quando o treinador mantém o coração da EM na frente e no centro, as estratégias são empregadas com graça, fluidez e autenticidade e são em última análise, mais fácil para o outro compreender e entender.
Referência:
The art of Teaching Motivational Interviewing – A Resource for MINT Trainers
(A 20-year Retrospective of Key Learnings)
Steven Malcolm Berg-Smith, MS, CWP
MINT member (Santa Fe, 1994)
Copyright © 2014 by Steven Malcolm Berg-Smith