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MOSTRE QUE VOCÊ SE IMPORTA
Incorporar um estilo interpessoal que seja amigável, empático, compassivo e positivo e que
reflita que você se importa genuinamente com aqueles a quem serve.
SEJA REAL
O profissional de EM que deixa a posição de autoridade e especialista e fala no
idioma do cliente, é sincero, genuíno, pé no chão – um ser humano real; que fala a
verdade, sendo honesto, por exemplo, sobre suas próprias aspirações de mudança. É aquele que estabelece uma parceria colaborativa com os clientes.
Da mesma forma, o instrutor de EM genuíno, realista e de fala simples tem mais probabilidade de ter um aprendizado grupal com engajamento e participação plena.
Autenticidade é essencial para o engajamento
Chamo esse conceito, que muitas vezes apresento no início dos workshops: SEJA REAL.
RESPEITAR
Honre a humanidade de cada pessoa.
Honre a capacidade de mudança em cada pessoa.
Honre a autonomia, autodeterminação e liberdade de cada pessoa para fazer as suas próprias escolhas.
EMPATIA
As pessoas são mais propensas a fazer mudanças ao se sentirem compreendidas.
COLABORAÇÃO ATIVA
O profissional de EM reconhece que os clientes são especialistas em si mesmos e ativamente faz parceria com eles para evocar seus próprios pontos fortes, recursos e motivações para mudança.
ESCUTAR
A escuta reflexiva é a habilidade de comunicação essencial que permite ao praticante ser REAL, com respeito, empatia e colaboração ativa.
O instrutor de EM torna o aprendizado real REAL quando:
Conta histórias reais
Usa exemplos reais
Trabalha com cenários de casos reais
Usa gravações ou transcrições de interações reais
Convida a participação em atividades de role play
Emprega atividades que abordem desafios reais que os alunos enfrentam em sua prática diária
Referência:
The art of Teaching Motivational Interviewing – A Resource for MINT Trainers
(A 20-year Retrospective of Key Learnings)
Steven Malcolm Berg-Smith, MS, CWP
MINT member (Santa Fe, 1994)