Dra. Neliana Buzi Figlie

MANTENHA UMA PERSPECTIVA BASEADA NA FORÇA

Reconheça que todas as pessoas são naturalmente criativas e engenhosas. Elas carregam dentro de si os ingredientes centrais da EM. Sua tarefa principal é evocar esse potencial.

TENHA PACIÊNCIA

“Os rios sabem disso: não há pressa. Chegaremos lá algum dia.”

A. A. Milne, Ursinho Pooh

Embora este guia discuta maneiras de manter seus participantes engajados no processo de aprendizagem de EM, é importante lembrar que as pessoas aprendem em seu próprio ritmo, o que pode ser bastante gradual.

Além disso, aceite a realidade de que sempre haverá algumas pessoas que nunca entenderão direito.

SEJA FLEXÍVEL E CONSIDERÁVEL

Treinadores eficazes projetarão suas sessões para acomodar uma variedade de estilos de aprendizagem. Mesmo assim, você precisará aceitar quando os alunos expressam ambivalência, desacordo e preferência por outras abordagens.

ESTEJA DISPONÍVEL

Fornecer uma maneira para as pessoas entrarem em contato com você.

APRENDA COM AS DIFICULDADES

Praticar EM pode ser desafiador. Haverá pessoas que precisam projetar

algo em você: desafiá-lo. Alguns dias você só vai querer correr para casa e se encolher na cama, convencido de que não tem o que é preciso para praticar EM.

Estes são os momentos para acessar sua voz interior que oferece resiliência, a voz que lhe pede uma folga, que abala a sensação de inadequação e guia você para sua cama sabendo que você fez o seu melhor. Esta é a voz que está lá de manhã, deixando você saber que ontem foi uma oportunidade para aprender e crescer. Cuide-se!

“A modéstia é a cor da virtude.”

Diógenes

A entrevista motivacional não é um salva-vidas.

A entrevista motivacional oferece um estilo de comunicação prático e de senso comum que tem o potencial para aumentar a probabilidade das pessoas fazerem e sustentarem a mudança. EM é simplesmente o que é: uma abordagem de comunicação e aconselhamento, nada mais, nada menos.

Referência:

The art of Teaching Motivational Interviewing – A Resource for MINT Trainers

(A 20-year Retrospective of Key Learnings)

Steven Malcolm Berg-Smith, MS, CWP

MINT member (Santa Fe, 1994)

Copyright © 2014 by Steven Malcolm Berg-Smith

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 16 =

WhatsApp