Dra. Neliana Buzi Figlie

Angeles Arrien em seu livro The Four Fold Way descreve como, historicamente, muitos indígenas reconheceram a capacidade de presença, muitas vezes referida como “aparecer” ou “escolher estar presente e visível” como um importante veículo de poder e liderança pessoal.

Você, o treinador, é o auxílio visual mais poderoso!

Os instrutores de EM eficazes inspiram os alunos principalmente por sua presença, uma presença que é:

  • Clara
  • Confiante
  • Sincera, totalmente visível e responsável

Abaixo estão alguns aspectos da linguagem corporal a serem observados ao interagir com os alunos.

  • Expressões faciais
  • Sorrir com frequência.
  • Manter as expressões faciais consistentes e congruentes com a sua mensagem.

Postura:

  • Assumir uma posição de prontidão que lhe permita mover-se livremente em qualquer direção e apoie gestos naturais
  • Relaxar os ombros
  • Descansar as mãos ao lado do corpo
  • Movimentar-se
  • Fique de pé o máximo possível para transmitir sua presença e comando na situação de ensino
  • Mova-se com propósito. Isso ajudará a criar uma variedade visual e capturar a atenção de seu público
  • Gesticular com naturalidade e liberdade
  • Use gestos para criar imagens visuais
  • Faça com que seus gestos sejam complementares às palavras que você está falando e às emoções você deseja transmitir
  • Limite os gestos repetitivos e distrativos
  • Evite: girar os polegares; mãos em posição de oração, bolsos ou posição de folha de figueira
  • Contato visual constante
  • Seja generoso com o contato visual
  • Compartilhe contato visual confortável com todos os alunos
  • Mantenha contato visual por aproximadamente três segundos, ou até que uma frase ou pensamento seja concluída
  • Um contato visual mais curto pode ser apropriado ao fazer uma pergunta
  • Varie o padrão de contato visual
  • Respeitar as diferenças culturais
  • Evitar olhar acima dos formandos
  • Fale devagar e com clareza
  • Varie o volume da voz para enfatizar as mensagens-chave
  • Use tom, tom e velocidade apropriados
  • Pausa para enfatizar pontos importantes e criar transições
  • Faça uma pausa para ter tempo de respirar, relaxar e se preparar para o próximo ponto
  • Faça uma pausa para dar aos alunos tempo para absorver o que estão ouvindo

Referência:

The art of Teaching Motivational Interviewing – A Resource for MINT Trainers

(A 20-year Retrospective of Key Learnings)

Steven Malcolm Berg-Smith, MS, CWP

MINT member (Santa Fe, 1994)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − dois =

WhatsApp