Angeles Arrien em seu livro The Four Fold Way descreve como, historicamente, muitos indígenas reconheceram a capacidade de presença, muitas vezes referida como “aparecer” ou “escolher estar presente e visível” como um importante veículo de poder e liderança pessoal.
Você, o treinador, é o auxílio visual mais poderoso!
Os instrutores de EM eficazes inspiram os alunos principalmente por sua presença, uma presença que é:
- Clara
- Confiante
- Sincera, totalmente visível e responsável
Abaixo estão alguns aspectos da linguagem corporal a serem observados ao interagir com os alunos.
- Expressões faciais
- Sorrir com frequência.
- Manter as expressões faciais consistentes e congruentes com a sua mensagem.
Postura:
- Assumir uma posição de prontidão que lhe permita mover-se livremente em qualquer direção e apoie gestos naturais
- Relaxar os ombros
- Descansar as mãos ao lado do corpo
- Movimentar-se
- Fique de pé o máximo possível para transmitir sua presença e comando na situação de ensino
- Mova-se com propósito. Isso ajudará a criar uma variedade visual e capturar a atenção de seu público
- Gesticular com naturalidade e liberdade
- Use gestos para criar imagens visuais
- Faça com que seus gestos sejam complementares às palavras que você está falando e às emoções você deseja transmitir
- Limite os gestos repetitivos e distrativos
- Evite: girar os polegares; mãos em posição de oração, bolsos ou posição de folha de figueira
- Contato visual constante
- Seja generoso com o contato visual
- Compartilhe contato visual confortável com todos os alunos
- Mantenha contato visual por aproximadamente três segundos, ou até que uma frase ou pensamento seja concluída
- Um contato visual mais curto pode ser apropriado ao fazer uma pergunta
- Varie o padrão de contato visual
- Respeitar as diferenças culturais
- Evitar olhar acima dos formandos
- Fale devagar e com clareza
- Varie o volume da voz para enfatizar as mensagens-chave
- Use tom, tom e velocidade apropriados
- Pausa para enfatizar pontos importantes e criar transições
- Faça uma pausa para ter tempo de respirar, relaxar e se preparar para o próximo ponto
- Faça uma pausa para dar aos alunos tempo para absorver o que estão ouvindo
Referência:
The art of Teaching Motivational Interviewing – A Resource for MINT Trainers
(A 20-year Retrospective of Key Learnings)
Steven Malcolm Berg-Smith, MS, CWP
MINT member (Santa Fe, 1994)