Mantenha a transparência durante todo o processo de aprendizagem:
- Articule desde o início o plano, o cronograma e os objetivos do treinamento.
- Honrar os compromissos de tempo. Por exemplo, se você disser que vai fazer uma pausa para o almoço meio-dia, faça isso ou decida qualquer alteração junto com os alunos.
- Explique que o treinamento é baseado em um processo paralelo envolvendo ensino e modelagem EM: ¨Orientarei o processo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, modelando EM com todos, do início ao fim do nosso tempo juntos. Então, com o canto do olho, preste atenção em como eu trabalho com você” .
- Explique o que os alunos verão antes de mostrar videoclipes ou outros exemplos de EM.
- Ao preparar os participantes para uma atividade, explique claramente a eles o propósito da atividade.
- Evite incluir agendas ocultas nas atividades.
- Antes que os participantes comecem uma atividade, explique o processo de feedback:
“Durante a atividade observarei sua atuação. Nesse ponto, posso interromper a conversa e perguntar se você gostaria de algum feedback. Como isso soa?”
“ Se quiser alguma ajuda durante o feedback, levante a mão” .
- Ao oferecer feedback, não esconda a verdade. Seja claro e específico, equilibrando a identificação de pontos fortes com áreas a melhorar.
- Se você não souber a resposta para uma pergunta, diga.
ESPERE E RESPEITE O INESPERADO
A arte de ensinar EM envolve navegar na flexibilidade. Você deve fazer ajustes minuto a minuto para o plano de treinamento, enquanto acompanha o nível de energia de seus alunos e responde às suas necessidades e perguntas. Com o tempo, você antecipará o que seus alunos podem apresentar a você. Mas às vezes você será desafiado pelo inesperado.
Para manter a compostura, é bom lembrar de esperar e respeitar : o inesperado.
Referência:
The art of Teaching Motivational Interviewing – A Resource for MINT Trainers
(A 20-year Retrospective of Key Learnings)
Steven Malcolm Berg-Smith, MS, CWP
MINT member (Santa Fe, 1994)
Olá. Lendo esse texto, vejo como praticar a entrevista motivacional demanda uma postura, um jeito de se colocar no mundo, respeitando todos com quem nos relacionamos, mas acima disso, considerando todos como iguais ou parceiros na caminhada. Uma relação autêntica que trabalha a todo momento para eliminar hierarquias e a sensação de que sou mais do que o outro. Isso inclui nossos pacientes, alunos, colegas de trabalho, familiares, desconhecidos que cruzam nosso caminho diariamente.