Ter um foco claro de trabalho ajuda tanto profissional quanto cliente a realizar as mudanças comportamentais. Importante ter claro que na Entrevista Motivacional, o foco está ligado a ambivalência sobre como a pessoa escolherá ser e as decisões que tomará. A capacidade de perceber situações de diferentes perspectivas é um elemento fundamental na criatividade e na geração de novas possibilidades. A ambivalência é um primeiro passo em direção à mudança e um passo necessário para desaprender informações e crenças imprecisas.
Vale ressaltar que na EM partimos de uma perspectiva mais ampla, assegurando ao cliente que o profissional não irá impor sua visão sobre eles. Por outro lado, o profissional oferece sua visão em pé de igualdade com a visão do cliente como uma troca de informações, para que ele possa se empoderar de uma escolha mais apropriada as suas necessidades no momento presente.
Ao usar a estratégia de mapeamento de agenda para estruturar a conversa, que segundo a terminologia da 4ª edição seria denominada de escolhendo um caminho, o PARR é o grande impulsionador de uma boa prática. Muitas vezes, ao focar, o profissional recua por um curto período e abre a conversa que o cliente permite, para chegar a um acordo sobre o caminho a seguir.
Segundo Rollnick, para navegar na consulta com habilidade, o profissional funciona como uma águia e um rato. O rato responde momento a momento ao que cliente está dizendo, enquanto a águia fica de olho no quadro geral: “o que está acontecendo e para caminharemos” . É a águia quem percebe a necessidade do foco.
A seguir exemplos de perguntas que evocam o foco:
- “Podemos parar por um momento? Nós estivemos conversando sobre sua medicação, e eu gostaria de também falar sobre seu peso em algum momento, se estiver tudo bem para você?
- “Posso agora, pedir para você pensar em algo diferente?
- ¨O que vai ajudá-lo a ficar em forma e mais saudável nas próximas semanas e meses? Como você vê isso?”
Adotar a mentalidade de uma águia é uma ferramenta valiosa quando você deseja monitorar e mudar o foco.
Referência:
Rollnick, S., Miller, W. R., & Butler, C. C. (2022). Motivational interviewing in health care: Helping patients change behavior. NY: Guilford Press, 2nd edition.