Home » Blog » Aplicação da entrevista motivacional para aumentar a prontidão organizacional e facilitar os esforços na implementação

Aplicação da entrevista motivacional para aumentar a prontidão organizacional e facilitar os esforços na implementação

Arbuckle, Melissa R. MD, PhD; Foster, Forrest P. MSW; Talley, Rachel M. MD; Covell, Nancy H. PhD; Essock, Susan M. PhD

A entrevista motivacional (EM) é um método clínico que almeja ajudar os indivíduos a fazer mudanças comportamentais de modo que consigam atingir um objetivo pessoal. Por meio de um conjunto de estratégias específicas, a EM ajuda os indivíduos a mobilizar seus próprios valores e objetivos intrínsecos para explorar e resolver ambivalências em relação à mudança. Este artigo examina como a EM pode ser aplicada para ajudar a equipe de trabalho a adotar novas práticas baseadas em evidências em ambientes organizacionais. Embora a literatura  ofereça estratégias para a implementação de novas práticas dentro das organizações, os líderes se deparam muitas vezes com a ambivalência sobre mudanças nos funcionários. As abordagens de implementação requerem que a equipe faça mudanças substanciais e podem ser facilitadas com base nas estratégias de EM. Isto inclui construir um senso de colaboração desde o início, provocando “conversas sobre mudança” e abordando qualquer ambivalência encontrada. A entrevista motivacional pode ser particularmente útil para trabalhar com aqueles em um estágio de pré-contemplativo (que ainda não viram uma razão para a mudança) e aqueles que estão contemplando a mudança (que veem que existe um problema, mas são ambivalentes quanto à mudança). Este artigo fornece exemplos de como uma abordagem pautada na EM pode ser aplicada para ajudar a facilitar a mudança na equipe de organizações que estão implementando iniciativas de melhoria da qualidade com ilustrações  usando um cenário representativo.

Referência : Melissa R Arbuckle Forrest P FosterRachel M TalleyNancy H CovellSusan M Essock. Applying Motivational Interviewing Strategies to Enhance Organizational Readiness and Facilitate Implementation Efforts. Qual Manag Health Care . Jan/Mar 2020;29(1):1-6. doi: 10.1097/QMH.0000000000000234.