Contexto
Temos praticado a Abordagem Neuropsicológica e Educacional para Remediação (NEAR) como reabilitação cognitiva (CR) em um hospital psiquiátrico e a implementamos em combinação com entrevistas regulares baseadas na Entrevista Motivacional (EM) por aproximadamente 2 anos, após o lançamento do NEAR. Neste estudo, investigamos se a combinação da EM com RC, afetou a conclusão do programa, as funções cognitivas, o funcionamento global e a recuperação pessoal de pacientes com esquizofrenia, por meio da análise de prontuários médicos.
Métodos
Neste estudo observacional retrospectivo, 14 participantes foram designados para o grupo NEAR e 12 participantes foram designados para o grupo NEAR + EM. Quinze participantes do grupo NEAR (n = 6) e do grupo NEAR + EM (n = 9) completaram o programa. Primeiramente, a diferença na taxa de conclusão entre os grupos foi examinada por meio do teste qui-quadrado. Posteriormente, as medidas de funções cognitivas, funcionamento global e recuperação pessoal pré e pós-intervenção foram examinadas utilizando o teste de Wilcoxon para aqueles em cada grupo que completaram o programa. Terceiro, as respostas terapêuticas para cada grupo foram comparadas usando o teste U de Mann-Whitney.
Resultados
Não houve diferenças estatisticamente significativas nas taxas de conclusão entre os grupos. No grupo NEAR, a memória verbal e a cognição geral melhoraram após a intervenção. Por outro lado, não apenas as funções cognitivas, mas também o funcionamento global e a recuperação pessoal melhoraram no grupo NEAR + EM. Além disso, as alterações no funcionamento global e na recuperação pessoal foram significativamente maiores no grupo NEAR + EM.
Conclusão
Os resultados do estudo indicaram que a combinação da EM com RC melhora as funções cognitivas, o funcionamento global e a recuperação pessoal em pacientes com esquizofrenia.
Referência:
Kunita K, Morimoto T, Kotake R, Sato-Nakamura S, Nakamura-Kukuminato N. Effect of combining motivational interviewing with cognitive remediation on personal recovery in patients with schizophrenia. Hong Kong Journal of Occupational Therapy. 2023;36(1):20-30. doi:10.1177/15691861231167504