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Engajamento – Primeiro processo fundamental na Entrevista Motivacional

O engajamento consiste na construção de uma aliança terapêutica. Quando o profissional consegue estabelecer uma boa aliança terapêutica com o cliente, há mais engajamento no tratamento, possibilitando que haja uma maior adesão ao mesmo. Aqui, o engajamento é definido como um processo de construção em uma relação de ajuda, que busca uma solução para o problema apontado. Esta relação é pautada no respeito e na confiança mútuos. O cliente engajado não é passivo ao seu próprio processo de mudança. Alguns fatores podem influenciar no engajamento, tais como: identificar os desejos e objetivos do cliente; avaliar junto com o cliente o grau de importância dado aos seus objetivos; acolher o cliente de forma positiva, possibilitando que o mesmo se sinta valorizado e respeitado; trabalhar suas expectativas; oferecer esperança.
Alguns itens são ilustrados para serem observados para que o profissional possa ter condições de perceber se está conseguindo manter um clima de engajamento:
 Estou promovendo um clima de conforto para que a pessoa se sinta completamente à vontade para conversar comigo?
 Estou conseguindo apoiar e ser útil em suas dificuldades?
 Estou compreendendo verdadeiramente as reais perspectivas e problemas desta pessoa?
 Estou também me sentindo à vontade e confortável nesta conversa?
 Será que estou me colocando em um lugar de parceria e colaboração?