Dra. Neliana Buzi Figlie

A abordagem da entrevista motivacional discutida neste livro será útil para os profissionais da área da educação e conselheiros acadêmicos que trabalham em uma variedade de cargos no ensino superior.
O Capítulo 1 fornece uma descrição e uma breve história da EM, observando algumas de suas conexões com o aconselhamento e a psicologia social.
O Capítulo 2 explora com mais detalhes o espírito da EM – os principais componentes relacionais com os quais o profissional que usa a EM está sintonizado. Esta atitude interpessoal pode ser resumida em quatro princípios-chave: parceria, aceitação, compaixão e evocação.
O Capítulo 3 apresenta uma visão geral de alguns modelos contemporâneos de orientação acadêmica e prática de assuntos estudantis.
O Capítulo 4 cobre o conjunto básico de habilidades de EM, que é referido pela abreviação OARS (português PARR).
O Capítulo 5 discute os quatro processos nas conversas de EM sobre mudança: engajamento, foco, evocação e planejamento.
O Capítulo 6 elabora o estágio de evocação e fornece uma discussão expandida sobre a “fala de mudança” e  a “fala de sustentação”. A fala de mudança refere-se a declarações do aluno que expressam um desejo, necessidade ou prontidão para mudar, enquanto a fala de sustentação refere-se a declarações do aluno que indicam manutenção do status quo ou relutância em mudar. Além de fornecer definições mais aprofundadas destes conceitos e exemplos de declarações dos alunos, são apresentadas estratégias para aumentar ou evocar a conversa sobre mudança e suavizar a fala de sustentação.
No Capítulo 7, as habilidades avançadas de EM são abordadas para preparar o profissional por meio de workshops, observação e orientação.
O Capítulo 8 reúne tudo em dois exemplos de casos.
O Capítulo 9 fornece alguns exercícios adicionais que podem ser usados ​​para praticar e desenvolver habilidades básicas e intermediárias de EM.
Por fim, algumas breves considerações finais são fornecidas no Capítulo 10.
 
Motivational Interviewing in Higher Education: A Primer for Academic Advisors and Student Affairs Professionals, 2021
Benjamin M. Ogles, David S. Wood, Rebecca O. Weidner, Samuel D. Brown
Publisher‏ : ‎ Charles C Thomas Pub Ltd (April 23, 2021)