Dra. Neliana Buzi Figlie

A entrevista motivacional (EM) é um estilo de comunicação que visa aumentar a motivação das pessoas nos processos de mudança e que vem sendo descrita pela literatura mundial de forma consistente.

O presente estudo objetivou identificar os estudos que vêm sendo realizados no Brasil, bem como identificar suas principais características. Foi realizada uma busca sistemática de estudos clínicos em amostras brasileiras nos últimos dez anos e foram analisados 13 estudos.

A EM no Brasil vem sendo aplicada em contextos clínicos, na maioria dos estudos em comportamentos relacionados ao uso de drogas, no formato individual e associado a outras técnicas. Alguns resultados demonstram que ela aumentou a motivação no processo de mudança, mas ainda se fazem necessários mais estudos para verificação da efetividade desta técnica no Brasil.

Parabenizo as autoras pela publicação com dados nacionais. Apenas saliento que a EM é um estilo de comunicação ou abordagem de aconselhamento. Não é uma técnica.

Referencia: Ilana Andretta; Elisabeth Meyer; Renata Peretti Kuhn; Maisa Rigon. A entrevista motivacional no Brasil: uma revisão sistemática. Mudanças – Psicologia da Saúde, 22 (2), Jul.-Dez. 2014, 15-21p

Baixe aqui o artigo