A Entrevista Motivacional (EM) é um método importante que pode ser usado por todos os membros da equipe do Sistema Judiciário na construção de uma comunicação mais efetiva com os jovens e suas famílias. Este material não apenas discute a filosofia da EM, a pesquisa por trás dela e suas estratégias, mas também fornece exemplos práticos de como aplicar a EM no cenário da justiça.
Juízes, coordenadores e advogados podem incorporar componentes como perguntas abertas e afirmações em sua própria prática para criar uma atmosfera onde a voz dos jovens e o interesse pela mudança estejam à frente e no centro das conversas sobre mudança.
Este documento está dividido em cinco seções. A primeira seção apresenta os principais recursos da EM, incluindo a definição, o espírito e o estilo de comunicação. A seção II resume brevemente as teorias e os processos que sustentam como a EM funciona para orientar as pessoas em direção à mudança, usando princípios baseados em pesquisa. A terceira seção apresenta as principais habilidades em EM, fornecendo exemplos específicos de como elas são usadas no judiciário. A quarta seção descreve uma variedade de estratégias para navegar em situações específicas que são comuns em um ambiente judiciário, como sugestões para responder quando um jovem responde “não sei”. Amostras de diálogos ilustram como o espírito, as habilidades e as estratégias trabalham juntos em uma conversa com os jovens. A seção de conclusão apresenta ideias e recursos para os membros da equipe do judiciário que estão interessados em buscar mais aprendizado em EM.
Referência:
Wyatt, J. G. , Soukup, M, and Blomquist, M. (2021). Motivational Interviewing Skills in Action for Juvenile Drug Treatment Court Teams: A Technical Assistance Bulletin. Reno, NV: National Council of Juvenile and Family Court Judges.
Download free: