A esperança é uma experiência que todos conhecem, mas o que exatamente ela é?
Embora seja familiar, a esperança pode extremamente fugaz. Ela tem uma qualidade elusiva e intangível, difícil de ser capturada em uma definição. Ela é complexa, com muitas facetas, formas e fundamentos que são aspectos complementares de uma mesma experiência.
A esperança pode ser um sentimento, pensamento, ação, visão, uma força vital e uma forma de ver ou de ser. Ela se encontra no cerne da tríade espiritual composta por fé, esperança e amor.
Duas definições datadas do século XI descreveram a esperança como um degrau para um nível superior e como um oásis em meio a um deserto. Ela é composta por todas essas coisas, mas nenhuma delas captura sua essência completa. Um diamante, portanto, parece uma metáfora adequada para a esperança. Ele possui muitas facetas, grande beleza, e está entre as joias mais duras e preciosas. Um diamante pode ser oferecido como símbolo de esperança e compromisso.
Há, contudo, um lado negativo na esperança. Uma das pedras preciosas mais famosas é o grande diamante azul Hope, batizado em homenagem a um de seus muitos proprietários, alguns dos quais, ironicamente, enfrentaram infortúnios e tragédias, alimentando a lenda de que a pedra é amaldiçoada. O mito grego de Pandora poderia sugerir que a esperança deixada no vaso não passava de mais uma maldição.
A esperança tem vários aspectos diferentes. Ao falar sobre esperança, as pessoas podem descrever apenas uma pequena parte dela. Por exemplo, a esperança pode ser igualar-se a um otimismo injustificado que, embora reconfortante, poderia enfraquecer o senso de urgência para entrar em ação. Vivendo em um mundo de sonhos esperançosos, pode-se perder a alegria do presente.
Ainda assim, os efeitos da esperança são, de forma esmagadora, positivos. Existem vários aspectos da esperança ao explorar suas facetas na forma como podemos responder quando confrontados com a incerteza.
Miller relata oito facetas distintas da esperança, como diferentes maneiras de enxergar além do presente rumo ao ainda-não.
Descreverei cada uma das oito facetas nas próximas postagens, pautada na obra do Prof Wiliam Miller, 8 caminhos para a esperança: encontrando propósito e motivação em tempos de incerteza. Acompanhe as postagens e descubra o poder da esperança e como manejá-la em momentos de vulnerabilidade.
Referência:
Miller, W. 8 caminhos para a esperança: encontrando propósito e motivação em tempos de incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2025. ISBN 9781462551286.