Dra. Neliana Buzi Figlie

A entrevista motivacional (EM) é aplicada em uma variedade de modelos clínicos e de coaching para promover a mudança de comportamentos, com interesse crescente em seu potencial para otimizar a fidelidade na implementação escolar. No entanto, não tem sido considerado indicadores de fidelidade para o coaching integrado a EM e suas associações com os resultados na educação. Aproveitamos os dados existentes de 151 professores que passaram por um  treinamento em 18 escolas, sendo que esses dados fizeram parte de um estudo randomizado controlado maior de 39 escolas em  ensino médio, para explorar associações entre fidelidade e resultados. Foi conduzida uma análise do perfil latente (LPA) para examinar os perfis de quatro componentes de fidelidade (adesão, dosagem, qualidade e capacidade de resposta dos professores). Em seguida, foram examinadas se as práticas observadas dos professores e os comportamentos dos alunos variavam entre os perfis de fidelidade. Como os treinadores e codificadores independentes relataram adesão, também foi examinada a confiabilidade das classificações retrospectivas na adesão do treinador. Os resultados indicaram que os treinadores se mostram promissores como avaliadores confiáveis de adesão. O LPA indicou que havia dois perfis de fidelidade (alta e baixa). Estatisticamente, menos casos de não cooperação do aluno foram observados em salas de aula onde o professor estava envolvido em treinamento de alta fidelidade, refletindo um grande tamanho de efeito. Efeitos de tamanho moderado, mas não estatisticamente significativos, também surgiram melhores oportunidades para responder por parte dos professores e gerenciamento de comportamento reativo. Identificamos áreas concretas para garantir que a confiabilidade possa ser alcançada em outros contextos. Direções futuras também são consideradas em relação à medição de fidelidade e como otimizar o coaching.

Referência:

Pasa, E. T. et al. (2022). Exploring profiles of coaches’ fidelity to Double Check’s Motivational Interviewing-embedded coaching: Outcomes associated with fidelity. Journal of School Psychology, 92, 285-298. 

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